quarta-feira, 8 de abril de 2015

Acne X Chocolate

Páscoa passou, e com ela muita gente ou se entupiu de chocolates no domingo ou esta com um belo estoque hipnotizando os olhares em cima na mesa.

E muita gente neste exato momento deve estar se questionando: - Por que fui comer chocolate? Claro que ia me dar "espinhas".

Mas qual é a relação estre o chocolate e a acne?

Bem não há diretamente nenhuma relação, chocolate por si só não causa acne, mas seu excesso sim. O chocolate, em especial o produzido aqui no Brasil é rico em açúcar ( normalmente é o primeiro ingrediente da lista), seguido por gorduras ( e normalmente não são gorduras boas). Infelizmente o cacao, nossa matéria prima, é esquecida, ficando atrás até mesmo do leite. Sim, pois a versão mais consumida por aqui é o chocolate ao leite.

A soma destes três ingredientes: açúcar + gordura + leite quando em excesso provocam um aumento da excreção pelas glândulas sebáceas, e um aumento da inflamação, ou seja, aumenta a possibilidade de surgir as danadas espinhas. E todo este excesso de açucar além da acne acelera o processo de envelhecimento, pois faz a glicação do colágeno ( responsável por rugas e flacidez).

Ou seja, a versões que contém mais cacau não fazem mal para a pele. Alias, pelo contrário, o cacau é um dos melhores antioxidantes que existem, inclusive faz bem a pele, e ainda ajuda a acelerar o metabolismo. 

No último domingo inclusive foi comentado no  Fantástico sobre um chocolate que inclusive ajudaria a retardar o envelhecimento. 

Mas enquanto a novidade do chocolate não chega por aqui, você pode consumir as versões com mais de 60% de cacau, e uma ótima opção é o Chocolift da Essential , ele é feito com óleo de coco e whey protein, uma delícia. e que soma apenas os benefícios do cacau.

E para ir tratando a pele, aqui no consultório você encontra os tratamentos mencionados na reportagem também, pois como o Dr mesmo afirma, o chocolate vai ajudar a dar uma paradinha no tempo, mas não vai trazer a pele dos 20 anos de volta.



Agora voltando a falar um pouquinho da acne, normalmente tem o quadro agravado neste época. Uma boa limpeza de pele, tratamentos adequados com peelings e fototerapia, e cuidados na alimentação, são essenciais!