domingo, 26 de janeiro de 2014

Manter-se jovem por mais tempo? Você pode!

Semana passada falamos um pouco sobre o envelhecimento, como ele ocorre. Hoje vou dar algumas dicas de como prevenir!

A primeira, e mais importante: se você fuma pare com isso AGORA! O tabagismo acelera e muito o processo de envelhecimento, o primeiro sinal é a pele amarelada, e com o passar dos anos a pele vai perdendo a firmeza e elasticidade.

Invista em alimentos ricos em vitaminas A, C e E, ou seja não deixe de comer pelo menos três porções de frutas diariamente. Uma das frutas que diria ser a campeã em benefícios é o mamão, que além de ajudar na saúde intestinal é rico nestas vitaminas. Os derivados da vitamina A, ainda ajudam a proteger a pele das radiações solares.

Não pode faltar no seu dia o ácidos graxos, em especial o ômega 3. Ele auxilia na regeneração da pele, e diminui as inflamações. Mas você só consegue este efeito cerca de 6 meses depois de garantir um aporte diário de pelo menos 1g. Ou seja tem que estar presente no seu dia-a-dia.

Invista em antioxidantes como os presentes no chá verde e nas frutas de casca escura (uva roxa e mirtilo). Vários estudos indicam que além de combaterem os radicais livres, estes polifenóis atuam protegendo a pele contra o Sol.

No Brasil não é fácil de encontrar, mas na China, muitas mulheres consomem o chá de rosas para manter-se belas. Este chá é rico em vitamina C, e possuem substâncias que auxiliam na circulação, melhorando o aspecto de olheiras, varizes, e até sintomas físicos de TPM ( cólicas, inchados, dores nas pernas). Serve como um verdadeiro tônico da pele, reidratando, ao mesmo tempo que controla a oleosidade.

Investir em cosméticos que contenham todas estas substâncias citadas também é válido. Mas de preferência por aqueles que são produzidos através de nanoesferas, que estas conseguem penetrar melhor na pele.

Nunca esqueça de se hidratar. Tomar cerca de 35 ml de água por quilograma só seu peso é o que muitos estudos indicam como ideal.

Colágeno, em especial o hidrolisado, também ajudam a garantir uma pele mais firme.

Se possível como brócolis e um ovo diariamente. Ricos em lutéina, além de ajudarem a manter a pele bonita, são essenciais para manter a visão em dia.

Consumir cerca de 15 gramas de soja por dia, também é aconselhável, afasta TPM, ajuda no controle do colesterol, garante um aporte de isoflavonas, e de minerais diariamente.

Todos estes alimentos ou suplementos atuam também na sua juventude do corpo, na saúde dos seus órgãos e músculos. Ou seja, não estou apenas falando em prevenir as rugas, mas sim em se manter mais jovem.

Varie bastante sua alimentação! Não dispensa a casca das frutas e sempre que possível de preferência por alimentos integrais que possuem muito mais vitaminas e minerais.

E o mais importante, na minha opnião, tenha sempre boas noites de sono! Uma noite bem dormida favorece que você possa naturalmente recuperar os danos que causou ao seu corpo durante o dia.









terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Pão de Verdade: esse pode!

Pôlemicas, dietas, modismos a parte atire a primeira pedra quem não gosta de um pãozinho!

O problema é que o mercado está dominado por misturas prontas na qual você se entope de farinha de trigo, extremamente refinada e cheia de químicas (para ficar branquinha) e enriquecida não apenas com o ferro e ácido fólico que você vê na embalagem, mais uma série de outro produtos. As misturas para pão, que hoje não só dominam as prateleiras do supermercado, mas também o interior das padarias tornaram a vida do padeiro muito mais fácil e rápida. Com uma quantidade abusiva de fermento e açúcar, em menos de duas horas você tem o pão pronto e quentinho. Parece lindo né, mas isso acaba sendo uma bomba de índice glícêmico alto, ou seja, seu organismo processa isso tudo como puro açúcar e se você não gastar na hora, vai tudo parar na sua barriga e culotes.

Mas hoje, felizmente, alguns padeiros estão querendo trazer de volta o pão de verdade, feito com um fermento criado pelo próprio padeiro, e que leva horas para fermentar, crescer e abrilhantar seus olhos e paladar.

A Pane & Salute trouxe isso à Caxias do Sul, indo mais fundo, fazendo como antigamente, quando se recebia o pão em casa.

Atualmente a linha conta com:

100% INTEGRAL - Feito apenas com farinha de trigo integral. Não usamos açúcar em nossa fórmula - Acredite, esse pão é macio e de sabor marcante. 500g 
MULTIGRÃOS - Feito com um bland de farinha branca, integral e centeio. Grãos/Cereais: Semente de girassol, aveia, linhaça marrom, gergelim branco e gérmen de trigo. Sem adição de açúcar - 500g.

Ciocco Noci - Sucesso de bilheteria! Cacau, chocolate com 70% de cacau, farinha branca, farinha de centeio, nozes e gotas de chocolate. Este pão é adoçado com mel - 350g.
Além dos pães a Pane & Salute conta com uma variedade de Bolinhos e Cupcakes deliciosos e super saudáveis.

Este é o Bolinho Protéico de Coco com Cacau. Leva como base o coco ralado, proteina isolada de soja (PIS), e um mix de proteínas (proteina do soro do leite, proteína de soja, albumina, proteína de carne, proteína de trigo e caseína). Em seu preparo não utilizamos açúcar, e usamos óleo de coco. Não leva farinha, apenas aveia!
O cacau além de dar sabor, é um dos melhores antioxidades e um ingrediente termogênico. Ou seja este bolinho é o lanche ideal para todos, seja para quem busca emagrecimento, seja para o malhador ou para aqueles que simplesmente estão preocupados em enriquecer e melhor sua alimentação.
Intolerantes ou aqueles que estão em dietas com restrição ao glúten e a lactose, podem pedir sob encomenda que serão feitos especialmente, substituído a aveia por quinua e leite por leite de coco.
 
 
 
Eis outra iguaria da Pane & Salute: Muffin Integral de Limão com MIrtilos.

Feitos com ingredientes integrais, este delicioso bolinho é fonte de f
ibras e de antioxidantes. O Mirtilo, também conhecido como Blueberry é famoso por ser a frutinha da longevidade.  Rico em antocianinas, responsáveis pela cor escura do fruto, além de proteger contra os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce) também é antiinflamatório. Pesquisas também apontam que este frutinho ajuda na melhora da imunidade.


- As fornadas são limitadas e realizadas, por enquanto nas terças e sextas. 
 
-O pedido deve ser feito com antecedência de pelo menos 24 horas. Pelo email paneesalute@gmail.com ou pelo 9910-1524. 

domingo, 19 de janeiro de 2014

Envelhecimento: como retardar de forma natural e saudável

Felizmente hoje, graças as pesquisas, podemos sim retardar o envelhecimento de forma bastante saudável. Tanto através da alimentação, quanto através de cosméticos e tratamentos é possível repor em nossa pele os elementos que naturalmente vamos perdendo.

Citaria como pricipalmente elemento a água. Com o passar dos anos a pele vai perdendo a hidratação e isso é natural. Essa perda de água transepidérmica é diferente em homens e mulheres. Quanto mais jovens (antes da menopausa) a mulher tende a perder esta hidratação com mais rapidez que o homem. Porém depois dos 50 anos, isso se reverte. Isso se deve aos hormônios, mais especificamente à testosterona, que vai decaindo nos homens ( essa queda é chamada de andropausa). Além de caprichar sempre no consumo de água, uma das formas de evitar isso é consumindo Óleo de Prímula ou de Borragem, evitar exposição ao Sol excessivamente, bem como a poluição ( devido aos altos níveis de ozônio), e fazer uso de cosméticos com substâncias antioxidantes que neutralizam um pouco os efeitos do Sol e do ozônio.

Outra alternativa, que deve ser acompanhada bem de perto por um médico, é fazer uso de terapia hormonal. Chamada de Modulação Hormonal, a reposição de testosterona e estradiol, dentre outros elementos, pode ser uma alternativa para evitar tanto o envelhecimento da pele, quanto de todo o organismo. Porém ressalto, este tipo de tratamento deve ser muito bem acompanhado, com exames períodicos. Existem profissionais médicos hoje, especializados neste área.

A reposição de estradiol - terapia muito utilizada por mulheres que entram na menopausa- estimula os fibroblastos (células que constituem a pele) e evita a queda de colágenos tipo I e II, e isso faz com que não se perca a: elasticidade, hidratação, oleosidade natural, e não haja afinamento da pele.

Uma forma natural de repor, mas de forma menos eficaz, porém mais saudável e sem riscos à saúde, é consumindo as isoflavonas da soja.

Ainda esta semana, postarei mais dicas de como você pode retardar o envelhecimento. Mas enquanto isso, que tal tomar um copo de água bem caprichado?