sábado, 21 de setembro de 2013

Kefir - os grãos de saúde

Hoje vou falar um pouquinho sobre meus novos filhos (risos). Estamos há cerca de um mês cultivando os grãos de Kefir e seu leite fermentado.

Kefir vem da palavra turca "Keif" que significa " bom sentimento", e deve ser por isso que o seu cultivo é tão especial, exigindo vários cuidados a começar pela forma de obteção dos grãos. A idéia é nunca comprar e sim receber uma doação. Existem sites e blogs com listas de pessoas que participam das doações ( nós ainda não fazemos parte, pois nosso filho ainda estão pequenos).

Estes grãos são cultivados há séculos e são uma verdadeira fonte de saúde. O leite fermentado, que é na verdade o alimentos dos grãos, traz inúmeros benefícios a saúde, mas o mais importante é, por ser ricos em bactérias do bem, é recuperar a flora intestinal. Ou seja, o Kefir é considerado uma alimento probiótico.

É um produto de fácil digestão e muito rico em proteínas e cálcio ( dependendo do tempo que fica fermentando fica parecendo um iogurte/ coalhada). A diferença para o iogurte são os tipos de bactérias presentes em cada um. Outra semelhança com o iogurte, mas na qual o Kefir também sai ganhando, é no fato de que a fermentação do leite pelas bactérias consome grande parte da lactose, tornado assim o leite fermentado por ele consumível por intolerantes.

O kefir provoca uma verdadeira limpeza na membrana intestinal, porém temos que ter cuidado com o tempo de fermentação, dos 37 microorganismo que compôe os grãos:

12 horas - laxante suave, sem provocar diarréria ou cólicas
24 horas - regula funcionamento do intestino
36 a 40 horas - prende o intestino ( útil em casos de diárréia)

Esta limpeza, as inúmeras vitaminas e minerais trazem benefícios não apenas a barriga, mais lisinha e desinchada. O Kefir é comprovadamente um alimento que auxilia no aumento da imunidade. Outros problemas também vêm sendo prevenidos e tratados com o seu uso:

  • acne e dermatites
  • problemas renais
  • acidez estomacal
  • problemas de circulação
  • colesterol alto
  • reumatismo e osteoporose
  • hepatite
  • bronquite e tuberculose
  • alergias
  • descontrole de produção da bile;
  • úlceras
  • candidíase de repetição
  • ansiedade e depressão
Outro benefício do Kefir é ser um importante fonte de TRIPTOFANO. Já falamos aqui sobre este aminoácido essencial, principalmente para o controle da ansiedade.

Eu tenho o usado diariamente a noite, como minha última refeição, antes de dormir, E esporadicamente o tomo de manhã, as vezes até misturando com um iogurte mesmo. Com mel fica uma delícia, pois o leite fermentado é meio azedinho, fica uma combinação perfeita.

Em breve estaremos na listinha de doadores de Kefir de Leite ( existe também o Kefir de água, que começamos a cultivar, mas não gostamos muito da´idéia de consumir água com açúcar - pois é assim que este tipo de grão é cultivado).

E quem cultiva e quiser postar aqui receitinhas ou citar seu nome como doador, fique a vontade!!! E neste blog http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br vocês encontram o cadastro e receitinhas.








 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Colágeno: tomar ou não tomar

Muitas pacientes me perguntam sobre o colágeno, se é necessário suplementar ou não, se ele realmente ajuda.

Bem, pensando nisto estou escrevendo este post que, como já citei o colágeno em outras publicações, este aqui vai ser mais um depoimento sobre o que observei usando e também indicando.

Eu tomo, quase que sem interromper, há 1 ano. Sempre consumo em pó, que acredito que a absorção seja melhor, e misturado ao suco, chá ou na minhas "papinhas" de frutas e iogurte.

Alguns pontos que acho interessante:

  • ingerir sempre junto com fontes de vitamina C ( para melhor aproveitamento)
  • consumir pelo menos 10g ( 1 colher de sopa) ao dia - pode fracionar em 5g duas vezes ao dia também.
  • sempre optar por colágeno hidrolisado, pois os outros são como tomar gelatina, não tem a mesma absorção ( não acho que funcionem)
O que eu notei depois de um ano usando:

- unhas mais fortes
- discreta redução da espessura de algumas estrias ( e não me apareceram novas apesar das mudanças no corpo)
- crescimento mais rápido dos cabelos
- pele mais tonificada ( como já mencionei aqui, eu não gosto muito de usar hidratante corporal - só agora que achei o In Shower)

Neste período também houveram outras melhoras ( celulite, flacidez), mas como fiz uma mudança radical na alimentação, não dá pra dizer que a foi por conta do colágeno, e sim do conjunto da obra ( alimentação + academia + suplementação + tratamentos estéticos).

 

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Termogênicos: o que são e como usar.

O uso de termogênicos para maioria das pessoas esta associada ao exercício físico. A maioria das pessoas acha que termogênico é aquele suplemento que você toma antes de se exercitar e que vai acelerar seu gasto calórico durante o exercício físico.

Esse conceito não deixa de estar certo, mas na verdade podemos chamar de termogênico tudo aqui que faz nosso metabolismo gastar mais energia em virtude do aumento da temperatura. Exemplo a atividade física em si já tem efeito termogênico. Dias mais frios, onde o corpo precisa se manter quente, aumenta a termogênese, e vários alimentos como: gengibre, canela, pimenta, chá verde, mostarda.... são considerados termogênicos.

Hoje, industrialmente falando o mais conhecido dos termogênicos e mais estudado é a caféina. Vários estudos comprovam que tomar caféina antes do exercício físico não só aumenta o gasto calórico, mais precisamente de gordura, mas também aumenta o rendimento. Porém, em altas concentrações podem causar taquicardia ( famosa batedeira), por isso é contra-indicado para quem possui doenças cardíacas.

Outros produtos podem ser associados a caféina para potencializar seu efeito, sem causar maiores desconfortos, como a capsaicina ( extrato da pimenta vermelha), citrus aurantum ( extrato de laranja amarga), o cromo ( auxilia no controle da glicemia), e algumas vitaminas do complexo B.

Outra questão muito importante é se devemos usar apenas antes dos exercícios. Há estudos que dizem que o indicado nem seria usar neste momento e sim em momentos onde você esta mais ocioso mesmo, afim de aumentar o seu gasto calórico durante o trabalho, enquanto assisti televisão, lê um livro ou esta lendo a matéria aqui no blog mesmo. A forma de uso vai depender muito do seu objetivo, e da orientação que o profissional que te acompanha te passar.

Importante: evite tomar a noite, pois os termogênicos tendem a deixar você alerta, ou seja podem tirar seu sono.

 
Busrt Caffein - NutryTech
 
Consulte um profissional de saúde habilitado!