quarta-feira, 27 de março de 2013

Eletrolipoforese


Aplicação de corrente elétrica galvânica, que pode ser utilizada com placas, ou para obter resultados ainda melhores, pode ser usado agulinhas.

Este é um dos tratamentos mais indicados e eficientes no combate da celulite e gordura localizada, pois a corrente elétrica provoca a lipólise, ou seja , ocorre a degradação das células de gordura em ácidos graxos e glicerol, desta forma pode ser drenado e eliminado pelo sistema urinário.

Este mesmo tratamento, também pode ser utilizado em pessoas que formaram fibrose após lipoescultura, obtendo bons resultados.

As sessões duram entre 25-35 minutos, e o intervalo entre as sessões mínimo é de 5 dias, em cada região a ser tratada. Pode ser associados a outros tratamentos como drenagem linfática, ultra-som, intradermoterapia.

Contra-Indicações

- Epilepsia
- Cardíacos e portadores de marca-passo 
- Neoplasias 
- Gravidez 
- Quadros Infecciosos 
- Próteses metálicas 
- Fobias à corrente elétrica

Importante lembrar que os resultados são ainda melhores quando houver cuidados alimentares, ingestão adequada de água e exercícios físicos.

terça-feira, 26 de março de 2013

Aminoácidos essenciais e não essenciais:


Ultimamente ouvimos muito a respeiro de aminoácidos. Mas o que são, qual a importância deles? Servem apenas para quem pratica exercícios?
 
Entre os 21 aminoácidos naturais, vários devem estar presentes na dieta para satisfazer as necessidades do organismo, enquanto outros não; em conseqüência a qualidade nutricional das proteínas pode ser determinada pelo tipo e pela quantidade  de seus aminoácidos constituintes. Alguns aminoácidos são classificados como essenciais porque sua síntese no organismo é inadequada para satisfazer as necessidades metabólicas e devem ser fornecido como parte da dieta. Esses aminoácidos são: treonina, triptofano, histidina, lisina, isoleucina, metionina, valina, fenilalanina, e possivelmente arginina. A ausência e a ingestão inadequada desses aminoácidos resultam em um balanço nitrogenado negativo (onde ocorre a perda de nitrogênio pelo organismo).
Quanto aos aminoácidos não essenciais – alanina, acido aspártico, asparagina, acido glutamatico, glicina, prolina e serina- são igualmente importantes na estrutura protéica.

Algumas funções de alguns aminoácidos:
·                   Triptofano: precursor da vitamina niacina e do neurotransmissor serotonina;
·                   Lisina: síntese da carnitina;
·                   Glicina: Síntese do núcleo porfírinico da hemoglobina e constituintes dos acido biliares; síntese de creatina.

 É importante lembrar que existe uma recomendação nutricional diária de aminoácidos essenciais para cada faixa etária: crianças e adultos. Não vale sair ai comprando tudo quanto é tipo de aminoácido, e sair tomando qualquer dose. Em excesso estes aminoácidos podem causar sobrecarga renal, pois lembre-se muito deles estão na alimentação.

                                                             Nutricionista Patrícia SchmaedeK

                                                                               CRN: 02/7696P

Batata-Doce: a deliciosa amiga da boa forma e da saúde


Na semana passada postei aqui no blog, uma receitinha de um Purê de Batata-Doce delicioso ( aliás, ontem eu comi ele de novo). Mas para você entender melhor a importância deste alimento, a nutricionista aqui do consultório fez um resuminho sobre todos os benefícios dela, e uma pequena comparação com a batata inglesa, a mais comum em nossas mesas.
Esta semana vi para vender fatias bem fininhas da batata-doce assada, e cobertas com gergelin, com ervas finas... não experimentei, mas deve ser uma delicia e creio não ser dificil de fazer em casa, testarei e conto pra vocês!
 
Os benefícios da batata- doce
Há diferentes espécies e cultivos de batata, todas densamente energéticas devido ao grande teor de fécula. A batata-doce é uma raiz tuberosa, muito mais desenvolvida do que os tubérculos em geral e é capaz de armazenar muito mais nutrientes, como: vitaminas C e E, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio e betacaroteno.

No Brasil existem quatro tipos de batatas doces, que são classificadas segundo a cor da polpa: 1) a batata-branca (também denominada angola ou terra-nova) não é muito doce e apresenta polpa bem seca; 2) a batata-amarela também apresenta polpa seca, embora mais adocicada; 3) a batata-roxa apresenta casca e polpa dessa cor, sendo a mais apreciada pelo sabor e pelo aroma; 4) a batata-doce-avermelhada (conhecida pelos nordestinos como coração-magoado) tem casca parda e polpa amarela, com veios avermelhados ou mesmo roxos.

Essas apresentam coloração amarelada que se deve à presença de betacaroteno, que possui ação antioxidante e previnem certos tipos de cânceres, a coloração arroxeada é formada pela deposição de antocianinas, pigmentos naturais com ação igualmente antioxidante, encontrados, por exemplo, também nas frutas vermelhas e na casca da jabuticaba.

Já a batata-inglesa, bastante difundida, é menos calórica, mas é rica em carboidratos de alto índice glicêmico, os quais fazem com que o pâncreas produza muita insulina, hormônio que conduz açúcar para dentro das células e, em excesso, incentiva o organismo a armazenar gordura, sobretudo na região abdominal.
 
A batata-doce por outro lado, é rica em carboidratos complexos de baixo índice glicêmico que, digeridos e absorvidos lentamente, estimulam pouco a liberação de insulina, reduzindo o risco de diabetes, obesidade e controlando o apetite. Um desses carboidratos é o amido resistente, que nem sequer sofre digestão e comporta-se como uma fibra insolúvel, atraindo moléculas de açúcar e gordura e retardando a sua absorção, evitando assim o aumento de LDL-colesterol, a fração nociva do colesterol, e de triglicerídeos.
 
Texto elaborado pela Nutricionista Patricia Schmaedk
VOLP, A. C. P.; RENHE, I. R. T.; BARRA, K.; STRINGUETA, P. C. Flavonoides antocianinas: características e propriedades na nutrição e saúde. Rev Bras Nutr Clin; 23(2): 141-149, 2008.
 

segunda-feira, 25 de março de 2013

Whey Protein - parte 3: Entendendo melhor os benefícios

Para manter a musculatura íntegra e até mesmo aumentar a massa magra, é preciso ir além da malhação, é preciso se alimentar corretamente.

Porém para ter a quantidade de aminoácidos ( o que forma músculos) suficientes na alimentação diária, seria muito difícil sem o uso de suplementação. Isso por que no momento que você come um alimento qualquer como fonte de proteína, ali você encontra muitas vezes muitos carboidratos e principalmente muia gordura (na carne de gado por exemplo).

Um suplemento que pode te ajudar neste processo, sem causar efeitos colaterais (whey protein não vai te deixar bombado não , não é hormônio), é o whey, que é a proteína extraída do soro do leite de vaca.

Para ter uma ídeia, o único alimento que se aproxima do Whey, é o ovo. E para você ter mais noção disso veja a lista abaixo:

FONTES DE PROTEÍNA NATURAL
Ovo (inteiro) 100
Leite de Vaca 91
Clara de Ovo (albumina) 88
Peixe 83
Bife Magro 80
Frango 79
Arroz 59
Feijão 49

PROTEÍNAS SINTÉTICAS
Whey Protein Hidrolisado 150-180
Whey Isolado 110-159
Whey Concetrado 104
Caseína 77
Proteína de Soja 74

O whey é o suplemento mais consumido no mundo, por ser muito saudável, puro e de alta qualidade. A maioria destes suplementos - os de boa qualidade- ainda são ricos em BCAA - aminoácidos essenciais para recuperação muscular mais rápida.
 

domingo, 24 de março de 2013

Muito mais que um Cafézinho

Já falamos aqui no Blog sobre o poder estimulante do café, sobre as propriedades termogênicas da cafeína.

Aqui também já comentamos sobre o poder do chocolate, em especial do cacau em igualmente estimular o organismo, e que ambos café e chocolate, têm propriedades antioxidantes.

Agora a dica é misturar os dois, e ainda, para deixar ainda mais Termogênico, antioxidade, que tal uma pitadinha de gengibre?

Eu experimentei este café outro dia, CAFÉ + CHOCOLATE + GENGIBRE e achei uma delícia, um verdadeiro mix da sabor e saúde.

Para fazer esta delícia basta na base da xícara deixar um quadradinho ( cerca de 7g ) de chocolate em temperatura ambiente no fundo da xícara. Coloque o café e para finalizar uma raspinha de gengibre... E pronto, esta ai um café diferente, delicioso e muito cheiroso.



sexta-feira, 22 de março de 2013

DiCorpo Linha Anticelulite

Esse post é mais dedicado a elas, quem malham direitinho, suam a camiseta, mas mesmo assim não vencem a luta contra a celulite.

A DiCorpo traz para você mais um aliado nesta luta contra os furinhos, é uma linha completa de vestuário Fitness com um tecido especial, que já falamos aqui no blog, o Emana.

 A qualidade das roupas da DiCorpo, bem como a beleza das peças eu não preciso discutir aqui. A marca, de Caxias do Sul, veio agora apenas agregar mais este ítem de qualidade a sua linha de produto.

O que eu achei mais bacana é que eles desenvolver não apenas as calças mas também as blusinhas, tanto de alças como de manga longa com esta tecnologia. Especialmente a de manga longa é excelente para quem sofre com aquela celulite em cima do bíceps.

Ainda este tecido não tem apenas a função de minimizar a celulite, esse sistema de infravermelho longo, é capaz até mesmo de aliviar dores, melhorar a circulação,  e ajudar na firmeza da pele!


 Agora que se inciam os dias mais frios, eu diria que a linha, por ter peças também discretas, é bacana para você ir além da academia, pois as leggings são muito bonitas, bem como as blusinhas, e nos dias mais frios (quem mora na Serra Gaúcha sabe) as vezes é necessário uim reforço no vestuário, e esta linha se encaixa perfeitamente nestas necessidades.
 

quarta-feira, 20 de março de 2013

Contra-Filé ao molho de espinafre gratinado.

E a gente segue tentando inovar o cardápio com receitinhas com baixa quantidade de carboidratos ( low carb). Esta receita elaborada pelo Rodrigo Gomes, não é light, mas segue a idéia da Dieta Paleolítica onde carnes e queijos, além das hortaliças estarem liberados. Dependendo da necessidade de energia (calorias) diárias de cada pessoa, dá pra comer uma porção desta tranquilamente, só não vale colocar mais acompanhamentos, no máximo um suco de frutas vermelhas ou limonada sem açúcar.

Mas se você precisa, ou quer ( o que não é recomendado) perder peso mais rápido, é só dispensar a muzzarela ou optar pela muzzarela de búfala ( que tem teor de gordura um pouco menor, e não menos saborosa).

Ingredientes para duas porções:

- 400gr de Contra-filé;
- Um molhe de espinafre;
- Duas colheres de creme de leite;
- 80ml de leite destanado (sem lactose de preferência)
- Uma colher de manteiga sem sal;
- Uma dose de conhaque;
- Uma cebola pequena;
- 100gr de muzzarela.


O Contra- Filé:
1. Corte os filés com largura de mais ou menos dois dedos. Tempere a gosto com sal marinho e pimento do reino moída na hora.
2. Grelhe cada lado do filé por 6 min e reserve.

O Molho:

1. Na mesma frigideira que grelhou a carne, coloque a cebola picada e refogue. Quando ela estiver macia, acrescente a dose do conhaque e deixe reduzir.
2. Coloque o leite e misture. Assim que levantar fervura, acrescente a manteiga, desligue o fogo e coloque o creme de leite. Ajuste o sal se for necessário.

Montagem:

1. Em um refratário, coloque no fundo metade do espinafre (somente as folhas), arrume o contra-filé e cubra com a outra metade do espinafre. Regue o molho por cima, coloque a muzzarela e leve ao forno médio por 10 min ou até que o queijo esteja gratinado.

Dica:  o espinafre é rico em cromo, um mineral que auxilia no controle dos níveis de insulina, ou seja regula a vontade de comer doces, excelente para quem esta cortando os carboidratos da dieta

terça-feira, 19 de março de 2013

Purê de Batata Doce e Beringela recheada com Ricota

Já compartilhei com vocês aqui no blog algumas receitinhas Low Carb, hoje compartilho aqui uma receita que o Rodrigo Gomes preparou que tem um pouco mais de carboidratos, porém usa-se a Batata Doce, que tem um índice glicêmico mais baixo que o da batata comum e que ainda possui muitos outros benefícios, sendo escolhida como uma das principais fontes de energia para quem treina pesado, ou está em dieta restritiva.
E para acompanhar, segue também a receita de enroladinhos de Berinjela recheados com ricota, ervas, e gorgonzola (só para dar um sabor a mais). Um prato bem completo, rico em vitaminas e cheio de sabor. Ideal para variar um pouco sua dieta.
Ingrediente para a Berinjela:
1 beringela grande
½ xícara de ricota light amassada ou triturada
¼ xícara de queijo gorgonzola amassado
4 fatias de peito de peru
 
1 – Pegue a beringela e corte em fatias. Não pode ser muito fina para não partir e não pode ser muito grossa, se não fica difícil de enrolar.
2 - Recheio - Ricota ralada, gorgonzola picado (mais ricota que gorgonzola), salsa picada. Mistura bem misturado.
3 - Coloque nessa ordem a fatia de berijela, a
fatia de peito de peru e o recheio. Aperte bem o recheio. Depois enrole e
prenda com palito.

4 - Arrume em uma assadeira (usei de vidro), regue
com um pouco de azeite. Eu temperei com sal, ervas-finas e páprica picante.

6 - Cubra com papel alumínio e asse em fogo baixo
por 15 min e depois 5 em fogo alto sem o papel alumínio para dar uma leve dourada.

Para o PURÊ DE BATATA-DOCE
 
É um purê semelhantes as tradicionais, e você vai precisar de:
 
1 batata doce grande cozida
Cerca de ½ xícara de leite (de preferência sem lactose e sem gordura)
1 colher de sopa de manteiga (preferência sem sal)
 
O Rodrigo utiliza um mixer de mão para o pure ficar bem liso e sempre tempera com pimenta do reino (pouca) e noz-moscada. Primeiro você passa a batata no mixer com os temperos e manteiga bem gelada. Assim a manteiga incorpora devagar ao pure, como uma maionese e deixando a textura mais cremosa. Depois volte com o purê para o fogo e acrescento o leite e vai mexendo até o leite ir evaporando e o purê ficar no ponto desejado. Se quiser uma consistência mais ou menos firme, você quer regula na quantidade de leite que for adicionando.
 

domingo, 17 de março de 2013

Whey Protein - parte 2: Celulite

Você sabia que o consumo deste suplemento pode ajudar a combater a celulite?

O Whey estimula a produção de glutationa, um tripeptídeo com forte poder antioxidante. Estes antioxidantes atuam na desisntoxicação da célula e dos tecidos, neutralizando os radicais livres.

Ainda a carência protéica, seja por baixa ingestão de proteínas ou  pela depledação que ocorre após esforço físico intenso, ou dietas muitos restritivas favore o processo inflamatório no tecido e diminui a sintese de colágeno.

Como já falamos por aqui, na celulite estes três fatores: intoxicação celular, inflamação e flacidez, dentre outros fatores estão envolvidos nos terríveis furinhos.

Outros suplementos, desses que não saem da boca dos "marombeiros" que podem te ajudar com a celulite são:

Arginina: aminoácido que ajuda na síntese de colágeno e que possui ação estimulante do Hormônio do Crescimento (tão cobiçado por quem quer hipertrofia muscular). Ainda age sob o sistema linfático, atenuando a resposta inflamatório ( ótimo para celulite) e ajudando na manutenção da imunidade.

Vitamina C: existem no mercado a vitamina C, já com o aspartato de arginina. É uma combinação excelente, pois esta vitamina é extremamente antioxidante e evita o envelhecimento precoce. Ainda auxilia na produção de colágeno.

L-Carnitina: é sintetizada pelo organismo através da carboxilação e metilação do aminoácido lisina. Para que isso ocorra é necessária a presença de vitamina C e vitaminas do complexo B, além de ferro. Ela é uma das principais responsáveis por fazer o corpo produzir energia (ATP), por isso ela é muito utilizada para dar ânimo aos treinos. Seu papel contra é celulite, é justamente ajudar a remover estes depósitos de gordura localizada, usando a energia que esta acumulada naquele local. Através da alimentação é possível produzir carnitina, porém pode-se fazer o uso de suplementos, bem como utiliza-la na forma de intradermoterapia ( injeções deste composto no local a ser tratado).


 

quinta-feira, 14 de março de 2013

Whey Protein: parte 1

Vejo muita gente que vem ao consultório tanto os meus pacientes, quanto os pacientes das nutricionistas cheios de dúvidas sobre se devem ou não usar a suplementação com Whey Protein, como devem usar e ainda, quando usar.

Então eu juntamente com as nutricionistas, além de lançar as receitinhas que vocês já devem ter conferido, e espero que testado, vamos lançar alguns post tirando dúvidas sobre este suplemento.
Para iniciar, deixo para vocês um vídeo que achei muito bom de uma reportagem do Programa Vida e Saúde, da RBS.


Eu particularmente escolho os Whey's mais puros, com menor quantidade de carboidratos. E deixo para ter como fonte de carboidratos as frutas que gosto de bater junto com o suplemento.

Outra forma que costumo consumir esta proteína é nas formas de barrinhas, uma das poucas coisas que dá pra consumir na rua, para quem esta fazendo dieta de baixa ingestão de carboidratos.

Esta semana provei um Whey formulado exclusivamente para a loja de suplementos Vida Naural Caxias. Na sua composição ele possui uma quantidade mínima de carboidratos e uma excelente quantidade de BCAA, aminoácidos essenciais para a recuperação.

 
O sabor é bem gostoso ( eu escolhi baunilha que facilita na hora de inventar receitinhas) e não me pesou no estômago como algumas marcas que já usei. E a matéria prima é importada. Confiram : http://vncsuplementos.com.br/?pagina=home
 
 

terça-feira, 12 de março de 2013

Panqueca de Whey Protein

Pessoal, eu sigo forte na dieta de baixa ingestão de carboidratos, mas como 99% das mulheres, quando fico mais ansiosa, ou de TPM bate aquela vontade de comer doces.

Para resolver isso sem sair da dieta encarei as panelas, ou melhor a frigideira e experimente fazer uma panqueca (do estilo americano) com whey protein.

Vou ficar devendo a foto da minha "obra de arte" , mas a receitinha segue abaixo:

2 ovos
1 porção de whey sabor baunilha
1 colher de sobremesa de fermento químico
1/2 xícara de leite de soja zero açúcar
adoçante a gosto ( eu uso Stevia)
canela para pouvilhar
óleo de coco (para não grudar na frigideira)
1 banana picada

Bata os ovos, o leite de soja, o whey e o fermento no mixer ou liquidificador, adoce a gosto. Dependendo do tamanho dos ovos, pode ser que precise colocar um pouco mais de leite, ou menos. É importante observar a consistência para não ficar muito mole, e nem uma massa muito pesada.

Coloquei o óleo de coco na frigideira, e despeje em seguida a massa. Aguarde ela começar a crescer um pouquinho e espalhe a banana e polvilhe um pouco de canela. Quando estiver desgrudando vire a panqueca e esta pronta. É só se deliciar. E se sua dieta, quantidade de calorias permitir, derrame uma colher de mel . Fica um delícia!

segunda-feira, 11 de março de 2013

Eletroacupuntura: tirando algumas dúvidas

Em primeiro lugar, vamos relembrar o que é a eletroacupuntura?

- Esta é uma técnica na qual as agulinhas, ou mesmo eletrodos são ligados a um aparelho eletroestimulador o qual manda uma corrente elétrica para o local ou ponto a ser tratado.

Muitos pacientes me questionam de o porque eles precisam levar os famosos " choquinhos":

- Para quem nunca teve a sensação é importante ressaltar que está longe de serem choques as sensações recebidas quando um ponto é eletroestimulado. Na verdade o que se sente é uma pulsação que dependendo da corrente utilizada, da frequência e intensidade podem ou não realizar contração involuntária. Utilizamos a eletroacupuntura para diversas finalidades, mas o principal motivo é que uma agulha eletrotensionada age 360X melhor que uma agulha usada isoladamente.

As técnicas e frequencias utilizadas variam muito de cada profissional, e da melhor escolha para cada paciente. Mas de um modo geral são utilizadas frequencias altas ( 300 Hz) de forma contínua quando queremos efeito de sedação e baixas frequencias ( 2 a 4 Hz) quando queremos fazer uma estimulação.

Essa escolha depende do que estamos tratando, se é dor, gordura localizada, falta de tônus, hemiplegias.

Quanto ao tempo de aplicação, normalmente se opta em trabalhar por 20 minutos quando se esta aplicando baixas frequencias e 30 a 35 minutos quando se utilizam as altas frequencias. Estes são os tempos em que se consegue atingir a liberação máxima dos neuropeptídeos, ou seja, que você consegue obter o máximo dos benefícios.

Para os tratamentos estéticos eu diria que o uso da eletroacupuntura é essencial, pois com ela se consegue tanto trabalhar a gordura localizada, quando a flacidez e ainda realizar uma drenagem linfática tanto potente quanto uma manual.

 

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher

Para vocês mulheres, amigas, seguidoras do blog e pacientes do Consultório, fica aqui meu Feliz Dia da Mulher a todas as guerreiras... que reservam um tempo para se cuidar por dentro e por fora, e deixo aqui o link da promoção que esta ocorrendo na Página do Facebook - Acupuntura e Beleza.



Curta a Página no Facebook e compartilhe o link da promoção. A pessoa que tiver mais Curtidas ganhará este tratamento. Promoção Válida atpe dia 12 as 20hs. Não perca!

Açúcar: um veneno diário

O título para o post de hoje pode até parecer um pouco pesado. Mas a idéia é deixar aqui um ALERTA para você que não fica sem um docinho.
Obviamente que quando falamos em açúcar, não estamos falando apenas na forma "doce", ou seja não estamos apenas falando do produto derivado da cana, refinado, mas sim das fontes de carboidratos simples.

O ingesta descontrolada de carboidratos, vai muito além do aumento da gordura corporal, ela provoca outro mal estético: o envelhecimento precoce. E a causa deste envelhecimento precoce é ainda mais sério, é devido há um processo inflamatório que ocorre quando ingerimos quantidades exageradas de carboidratos.

Na pele, mais precisamente no coração da derme, o açúcar se fixa nas fibras de colágeno e de elastina da matriz. Estas fibras acabam enrijecendo e e perdem a sua função principal - a elasticidade. Esse é um fenômeno conhecido como glicação.

Ainda o processo para queima deste açúcar em excesso provoca índices de oxidação ainda mais elevados, ou seja aumento dos famosas radicais livres - causadores não apenas de envelhecimento, mas também de diversas processos inflamatórios, envolvidos em dores articulares, doenças auto-imunes e na diabetes.

Por tanto, fica a dica de controlar sua ingestão de carboidratos, procuram por alimentos mais integrais e dê preferências por aqueles que tenham baixo índice glicêmico que vão te ajudar a liberar de forma mais gradativa a glicose, ajudando tanto a evitar este processo, quanto evitar o diabetes e aumentar a sensação de saciedade.


 
Para ajudar a evitar este processo, a dica também é investir nos anti-oxidantes tanto na ingestão quanto em cosmecêuticos que contenham:
Chá Verde, Zinco, Selênio, Resveratrol, Ginko biloba, Vitamina C, Vutamina E
 

terça-feira, 5 de março de 2013

Kit de Limpeza Facial Mary Kay

Quem não quer ter aquela pele maravilhosamente limpa, macia, tonificada, radiante?
A dica de hoje vêm da consultora da Mary Kay, Italvina Barcaro. Este é um produto que eu já testei e gostei muito mesmo, por uma sugestão de uma amiga e colega de trabalho. E o mais bacana, além de muito bom, como a maioria dos produtos que conheci da Mary Kay, ele rende muito.
Antes de pensar em maquiagem é preciso entender que uma pele tem que estar bem cuidada, limpa e hidratada
Esse kit é para uma limpeza diária e pode ser usado de manhã e de noite. Ideal para quem quer iniciar os cuidados da pele do rosto.
IMPORTANTE: Nosso rosto é nosso cartão de visita!




Interessados nos produtos da Mary Kay:
Caxias do Sul: Italvina Barcaro 9100-9191 ou 9691-7114

segunda-feira, 4 de março de 2013

Exercite o corpo e a Auto-Estima

Uma nova modalidade de exercício vem chamando a atenção das mulheres, não apenas por ser uma maneira de queimar as calorias, mas principalmente por em uma única atividade você coseguir trabalhar: musculatura, auto-estima e ainda surpreender.

É o Pole Dance, prática conhecida e relacionada como uma dança sensual, mas que vai muito além disso. As aulas, que exigem muita força e resistência muscular da praticante, contribuem para a perda de peso, definição muscular e melhora da postura.

Ainda proporciona, como na maioria das atividades que envolvem a dança, um extremo relaxamento. Aqui em Caxias do Sul, esta novidade chegou em 2012, e já faz o maior sucesso na Rosa Studio



E não precisa ficar com medo não, os movimentos só ficam mais complexos a medida em que sue corpo permite isso.

Na reportagem na revista Corpo A Corpo é possivel ver o depoimento de algumas alunas, e algumas dicas.

http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/treino-localizado/pole-dance-define-a-musculatura-e-melhora-equilibrio-aposte/dicas-para-quem-quiser-investir-no-pole-dance/2392/2