quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Sinal Verde para o OVO!


O ovo é essencial na alimentação de esportistas e atletas porque possui um equilíbrio no teor de aminoácidos, o que lhe confere uma proteína de ótima qualidade, de fácil digestibilidade e que favorece o ganho de massa muscular.

O ovo ainda possui ácidos graxos poliinsaturados, vitaminas e minerais, que melhoram a qualidade da alimentação, contribuindo assim, para uma boa saúde.

Um ovo fornece, em média, 6 g de proteínas que representam 12% das necessidades diárias recomendadas.

            Aminoácidos presentes em dois ovos (100g)

Aminoácido
Gramas
Aminoácido
Gramas
Triptofano
0,167
Valina
0,859
Treonina
0,556
Arginina
0,821
Isoleicina
0,672
Histidina
0,309
Leucina
1,088
Alanina
0,736
Lisina
0,914
Acido aspártico
1,330
Metionina
0,38
Acido glutâminico
1,676
Cistina
0,272
Glicina
0,432
Fenilanina
0,681
Prolina
0,513
Tirosina
0,5
Serina
0,973

 ·          Curiosidades:
              O ovo e o coração
Em adultos saudáveis, o consumo de um ovo ou mais por dia não aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
O ovo pode ser considerado um alimento com efeito protetor, pois apresenta 1,9 g de ácidos graxos monoinsaturados (46,34%), 0,7g de ácidos graxos poliinsaturados (16,48%) - as chamadas “gorduras do bem” -, e uma pequena quantidade de gordura saturada, aproximadamente, 1,5g (37,45%).
              Antioxidantes
O ovo tem em sua composição diversas vitaminas e minerais antioxidantes. Esses são m importantes, pois combatem os radicais livres produzidos em maior quantidade durante os exercícios. Entre os antioxidantes, destacam-se o selênio pela quantidade presente em um ovo, que representa 22,5 das necessidades diárias de um adulto saudável. 
Além de desempenhar uma função antioxidante, diminuindo a peroxidacão lipídica, participa de reações enzimáticas, melhorando o sistema imune e também o funcionamento da tireóide.
            Sobre o colesterol
O colesterol é um tipo de gordura importante para o organismo porque é responsável pela produção de hormônios sexuais, pela secreção biliar, síntese de vitamina D e por fazer parte das membranas celulares. Apenas 30% do colesterol circulante é oriundo da alimentação, sendo o restante produzido pelo fígado.
É importante saber que importante saber que o colesterol é transportado pelas lipoproteínas. O LDL é uma lipoproteína que distribui o colesterol para os diversos órgãos. Pelo fato desta lipoproteína ter afinidade com as paredes arteriais é chamado colesterol ruim.
Já o HDL é outra lipoproteína que leva o colesterol circulante de volta para o fígado e, por isso, é chamado de bom colesterol.
  • Estudos científicos mostram que o consumo de ovos não aumenta o LDL, e outras pesquisas ainda observam aumento do HDL.

 Na gema você ainda encontra a Luteína essencial para prevenir a perda de visão e a catarata e a colina que auxilia na memória.

Textinho elaborado pela Nutricionista Patricia Schmaedek que atende no consultório diariamente das 9:00 as 17:00 hs.

 

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Pele Clara e Bonita no Verão

É um grande mito que você só pode tratar da sua pele do rosto ( manchas e rugas) durante o inverno. Hoje existem vários tratamento que podem ser utilizados e realizados durante o verão.

Um deles são os peelins enzimáticos, geralmente extraídos de frutas, eles provocam uma leve descamação na pele, porém muito uniforme, sem avançar para as camadas mais profundas da pele, e estimulam a regeneração rápida dela.

Normalmente com estes peelings são associadas ainda máscaras clareadoras e restauradoras, ou ainda de efeito lifting.

E para ter resultados ainda melhores e duradouros, é possível na mesma sessão utilizar a fototerapia combinada - Led Azul + Laser Vermelho e Infravermelho. Esta combinação, potencializa o efeito clareador dos peelings enzimáticos, e estimula a produção de colágeno nas camadas mais profundas da pele, deixando a mais firme e afinando as ruguinhas.

 
Uma das opções de Peeling que pode ser utilizado no Verão é o Peeling de Romã , ou Renew Zyme, além é claro do já comentado aqui , VEROCHIC , extraído no anis estrelado.
 
Para quem quer fazer um home care, há também como opção a utilização do ácido azeláico - excelente para peles com acne, peles negras ou com pigmentação.
 
 

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Dietas Protéicas - para não perder a linha: pizza!

Como a maioria sabe, eu experimento praticamente tudo o que posto aqui no blog e tudo o que ponho a disposição dos pacientes no consultório, é meu controle interno de qualidade (risos) - a família as vezes também é vítima claro.

Estou encarando a Dieta Low Carb, e vou compartilhar alguns tópicos com vocês. Ontem completou uma semana, e posso dizer que foi tranquilo. O final de semana que foi mais difícil, cultivar o ócio sem pensar em guloseimas não é fácil, sem contar que Domingo é dia de Pizza, e ai, como faz.

Não deixei de comer, mas não usei a massa comum a base de farinha, na verdade até comi duas vezes pizza no final de semana. Na primeira tentativa foi a receitinha que a Nutricionista Patricia me passou:


Mini Pizza de Berinjela

Ingredientes:

2 berinjelas cortadas em rodelas

Tomate

Tofu

Orégano

Manjericão

Modo de Preparo:

Escalde as rodelas de berinjela em água fervente, coloque em forma untada. Cubra com os ingredientes e asse.
 
Eu só dei uma adaptada, trocando o Tofu por Queijo Minas Frescal Light. Ficou bem gostosinho, ainda mais se regado com um fio de Azeite de Oliva ou de Óleo de Cártamo.

Mas ainda estava longe de matar a vontade de comer pizza, e seguimos tentando saciar a gula. Foi então encontramos na internet outras receitinhas, mas também adaptamos para os ingredientes que havia em casa:
 
1 xícara de proteína se soja
4 colheres de azeite de oliva
200 ml de água morna
1 colher de fermento
1 ovo
sal a gosto ( mas lembre de não exagerar)
 
Primeiro passei a proteína no processador pra ela ficar bem fininha, mas se você usar a proteína isolada de soja, não precisa fazer isso ( e ainda vai ficar com menos carboidratos a sua receita). Depois juntei tudo no liquidificador, menos a água, que foi colocada aos pouquinhos, pois dependo da umidade dos ingredientes esta quantidade pode variar.
A consistência final é meia molinha mesmo, diferente da massa de pizza, que você abre na mão, esta você terá que espalhar na forma mesmo, e deixar assar por cerca de 15 minutos.
 
Depois que esta massa assar, pode rechear como quiser: um bom molho de tomare e frango, atum, peito de peru, cogumelos, como achar melhor. Mas cuidado, pois não vale abusar das gorduras e calorias no recheio.
 
Vou ficar devendo a foto, que esqueci de tirar.
 
 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Dietas Protéicas

A onda agora quando se fala em perder peso, dietas, fitness é falar em ganho de massa.
Ganhar massa MAGRA, não é apenas ficar com pernas grossas e braços fortes, é melhor a condição dos seus músculos, pois com eles mais fortes seu organismo vai precisar de mais energia para mantê-los e por tanto você tenderá a perder mais gordura - não necessariamente perderá peso.

O erro que muitos cometem é achar que basta entrar em uma loja de suplementos e sair com um potão de Whey Protein embaixo do braço e sair tomando shake toda hora. Para fazer uma troca de massa gorda (gordura)  por massa magra (músculos) é preciso investir forte em exercícios e ter uma dieta bastante regrada e orientada para o seu treino e ritmo de vida. Do contrário você até poderá ganhar massa magra, mas seguirá aumentando também os percentuais de gordura, pois não esta gastando o suficiente.

Inspirada neste processo a nutricionista no consultório deixou uma receitinha de um Omelete Vitaminado, ou seja rico em proteínas ( em especial a Albumina) mas cheinha de vitaminas.


Ingredientes:

1 cebola picada

óleo

3 dentes de alho

100g de repolho picado

1 pacote de seleta de legumes congelada ou legumes picados de sua preferência

8 ovos sal a gosto.
 
Modo de Preparo: Coloque o óleo em uma frigideira média, pique a cebola, o alho, corte o repolho, e abra à seleta. Quebre os ovos e coloque em uma tigela de vidro e bata até ficar com espumas, deixe descansar um pouco. Acenda o fogo e coloque a cebola e dê uma fritada homogênea depois adicione o alho, o repolho e a seleta e coloque sal a gosto. Mexa tudo por dois minutos depois coloque uma tampa na frigideira e deixe cozinhar no bafo por mais cinco minutos sempre cuidando para não queimar. Depois de feito isso, tire a tampa e coloque os ovos na frigideira e mexa tudo de forma homogênea e tampe a frigideira, cozinhe em fogo baixo por mais dez minutos mais ou menos sempre cuidando para não queimar observe se está crescendo e fure com um garfo para ver se está fofo, este o ponto retire do fogo e sirva quente. Rendimento: 5 porções. Sugestão: pode ser servida com salada e 1 fatia de pão.


 

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O que falar sobre a Coca-Cola

Ultimamente esta muita na moda falar sobre os malefícios da Coca-Cola, diria que a campanha contra o refrigerante mais consumido no mundo esta proporcional a propaganda vendendo felicidade que a marca faz.

E esta ai uma coisa que esta marca, faz muito bem, se vender, e o fato de vender "Felicidade" esta diretamente relacionado aos efeitos que a mesma faz no nosso organismo. Isso mesmo, os refrigerantes a base de cola trazem sim, uma falsa sensação de felicidade, tal e qual uma droga e igualmente viciam, não por que contenham alguma substância ilícita, mas sim por que a bomba de açúcar que contem nela causa este vício.

Eis o que estes refrigerantes fazem no nosso organismo:

  • 10 minutos – Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce.
  • 20 minutos – O açúcar do seu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (que nesse momento é abundante).
  • 40 minutos – A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido.
  • 45 minutos – Seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se você tomar uma dose de heroína.
  • 60 minutos – O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina.
  • 65 minutos – A propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira defecar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.
  • 70 minutos – O entusiasmo que você sentia, passa. Você começa a sentir falta de açúcar, que faz você ficar meio irritado e ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes. ( fonte: Portal Natural).
E isso que nem vou entrar em detalhe dos ingredientes ácido que ela contém, é aqueles que fazem derreter o ossinho de galinha (quem nunca testou quando era criança).
 
E a versão light/zero, que tal?
A única vantagem dela é não conter o excesso de açucar, porém o adoçante com que são feitos também estão vinculados a uma séria de doenças inflamatórias, sem contar com a quantidade ainda maior de sódio (inimigo da celulite e da hipertensão).
 
Que tal começar a tentar excluir esse item da dieta,
para ajudar segue uma receitinha da Nutricionista Patricia, que tem em média o mesmo valor calórico que um copo de refrigerante, mas muito mais vitaminas e fibras que podem ajudar no emagrecimento, na melhora da imunidade, e na pele.
 
Smoothies
Ingredientes: ½ copo de suco de fruta de acerola e rodelas de banana congeladas.
Modo de preparo: coloque os ingredientes no liquidificador e bata até virar um creme pastoso. Sirva em uma tigela.
Dicas: pode polvilhar com 1 colher de sobremesa de farinha de linhaça + 1 colher de sobremesa de flocos de arroz/granola/farelo de aveia + 1 colher de sobremesa de quinoa em flocos/amaranto.
Rendimento: 1 porção.
Variações: pode usar outros sabores de suco ou utilizar leite de coco e congelar outras opções defrutas. Exemplo: leite de coco e pedaços de manga congelados, ou suco de abacaxi e morangos congelados.