sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Coluna x Músculos: O Papel da Atividade Física para Prevenção e Reabilitação de Problemas na Coluna


Com o passar dos anos, vamos submetendo a nossa coluna a uma série de posturas inadequadas, impactos e esforços feitos sem nenhum cuidado. Os males da coluna são perfeitamente evitáveis e, mesmo após aparecerem os primeiros sintomas, é possível uma grande melhoria na qualidade de vida. É importante a conscientização de como preservá-la adequadamente e como promover a sua reabilitação.

A atividade física é a nossa principal arma para, além de melhorarmos os vícios posturais, evitarmos dores musculares e lesões em nossa coluna. As pessoas que têm problemas na coluna necessitam de um trabalho para fortalecer os músculos que estão enfraquecidos e de muito alongamento para relaxar os tensos. Isso, além de proporcionar maior flexibilidade, evita lesões em quedas e movimentos bruscos como, por exemplo, estiramento e distensão muscular. Os exercícios físicos, sem dúvida, contribuem muito para evitar lesões e corrigir problemas já detectados, pois músculos fortes, treinados e com boa flexibilidade protegem a coluna, diminuindo o risco de lesões.

Ao contrário do que muitos pensam, a musculação é indicada para pessoas com problemas na coluna e, inclusive, para pacientes pós-cirúrgicos. É adequado buscar um profissional capacitado que fará, juntamente com um fisioterapeuta, a análise de qual a melhor forma de trabalhar cada caso específico. O melhor é não esperar o problema acontecer ou se tornar mais grave para depois buscar ajuda, mas procurar logo um educador físico para acompanhar e prescrever o treinamento ideal.

Mariana Lima CREF 011331 – G/RS
Personal Trainer -54- 9958-5800

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Terapia com Pedras Quentes



         A terapia com pedras quentes é um tratamento que utiliza a termoterapia para mudar as respostas fisiológicas em processamento no organismo. A aplicação do calor tem como finalidade aumentar a circulação, assim como a nutrição das células durante as funções do corpo. Acredita-se que, ao aumentar o fluxo sanguíneo através da pele, o fígado, rins e o intestino sofrem desintoxicação, acelerando a troca de sangue, linfa e fluídos do corpo.
         Consiste em massagens feitas com as pedras aquecidas em vez das mãos do terapeuta. As pedras acumulam muita energia e, quando aquecidas, liberam-na. Seu calor é um estímulo para a movimentação da energia do corpo. Há efeitos imediatos, como o relaxamento da musculatura e s sensação de bem-estar, e efeitos em longo prazo, como o equilíbrio energético e a harmonia no funcionamento do corpo como um todo.
         A duração do tratamento varia de acordo com as necessidades de cada paciente, mas é recomendável que se faça pelo menos três sessões de terapia para que o corpo possa absorver a energia e manter o seu equilíbrio. Pode ser associado à massagem terapêutica/relaxante.



Principais benefícios:
Harmoniza corpo, mente e espírito – o contato com as pedras ajuda a reconectar-se com a energia da Terra. A termoterapia induz a liberação de emoções bloqueadas e a técnica de massagem utilizada facilita a liberação. Cria-se uma linha positiva para a cadeia “Corpo-Mente-Espírito”.
Equilibra o Sistema Nervoso – as manobras executadas com pedras quentes permitem alcançar as terminações nervosas superficiais que comunicam ao sistema nervoso a energia positiva que equilibra a união do corpo e da mente. Cansaço, estresse físico e emocional e sintomas de tensão pré-menstrual podem ser eliminados com uma Terapia de Pedras Quentes.

Sabrina Franzen Costa