quinta-feira, 26 de julho de 2012

Envelhecimento - como retardar de forma natural?

Há pessoas que acham que apenas com cirurgias, tratamentos invasivos e uma vida extremamente regrada é que vão conseguir prevenir o envelhecimento.

Em primeiro lugar, todos iremos envelhecer, a maneira como vamos encarar isso é que faz toda a diferença. Por isso que é importante sim, desde cedo começarmos a pensar sobre isso e os primeiros passos são simples: FILTRO SOLAR e alimentação balanceada.

O filtro solar deve ser usado sempre, não apenas durante as férias, quando você para aproveitar a praia e os dias de descanso sai de casa as 11hs da manha e volta as 17hs , tal e qual um camarão. Proteção tem que ser diária.

Hoje inclusive existem bloqueadores de radiação UV para serem usados após as 18hs - sim isso mesmo para ser usado a noite e proteger a pele da radiação vinda das lâmpadas, pois estas também podem provocar manchas na pele. É o Florago Lutein que promete inibir a absorção de raios UVA e UVB além da Luz Visível, inibindo seus efeitos oxidantes dos raios - é como se ele formasse um filme de proteção na pele.



E a outra forma tão importante quanto é investir em uma boa alimentação, principalmente rica em alimentos com anti-oxidantes. Alimentos ORAC - são alimentos que possuem uma alta capacidade de absorção de oxigênio.

Dentre as frutas as campeãs nesta função são a Goji Berry ( plantinha muito consumida pelos chinesas - encontrada em lojas de fitoterapia) , a ameixa seca e o açaí, seguidas pela Româ e pelo Mirtilo. Dentre os vegetais, o alho é o campeão em desparada, seguido pelo espinafre ( eis que o Popeye tinha razão), broto de alfafa, brócolis, beterraba e pimenta vermelha.

Se algumas ruguinhas já apareceram e algumas manchas também, estas devem ser tratadas o quanto antes, para que não se aprofundem e não exijam tratamentos mais "drásticos". Um boa hidratação, peelings superficiais e a utilização de cremes contendo ácido glicólico, DMAE, Allinstin, hialurônico, nanoesferas de vitamina C e E são belas pedidas. Se as rugas e a manchas já são mais evidentes, é possível que já sejam indicados mesolifiting, peelings intermediários, carboxiterapia, toxina butolínica e cremes contendo ácidos retinóicos, preenchedores e isotretinoínas.

Um tratamento que também é excelente e super natural é a acupuntura estética, com agulhas ou com o laser é possível fazer a estimulação de novas fibras de colágenos e  a reorganização das mesmas, preenchendos as rugas e firmando a pele. Para flacidez muscular, a técnica também demonstra sucesso, uma vez que é possível fazer a tonificação através da eletroacupuntura.


terça-feira, 24 de julho de 2012

Chia


 A semente da chia era uma das principais fontes da alimentação dos maias e astecas, com plantio desde 2600 a.C. Era cultivada no México e na Guatemala e consumida principalmente para aumentar a resistência física.
No entanto, a Chia também estava ligada a rituais sagrados e servia como oferta aos deuses dessas civilizações, o que despertou a ira de espanhóis católicos que viam a cerimônia como um ritual pagão. Com isso, seu cultivo foi extinto por séculos e só foi retomado no início da década de 90.

E quais são seus benefícios?

A Chia oferece um surpreendente equilíbrio de nutrientes. È uma fonte rica de ômega 3 e tem alto teor de proteínas, fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes, além de não conter colesterol. Atualmente, seu consumo tem mostrado diversos benefícios como:
·         Saúde cardiovascular: o ômega 3 presente no grão normaliza a pressão e os níveis de colesterol ruins;
·         Articulações e mobilidade: ajuda a fortalecer músculos e ossos;
·         Digestão e desintoxicação: suas fibras insolúveis melhoram o trânsito intestinal e removem toxinas conforme passam por ele;
·         Perda de peso: tem alto teor de fibras, o que ajuda a inibir o apetite;
·         Propriedades antiinflamatórias: o ômega 3 e os antioxidantes protegem o corpo das reações inflamatórias;
·         Aumento da concentração: o ômega 3 tem efeito posistivo no funcionamento do cérebro.

A chia contém:
11 vezes mais ômega 3 que o salmão
10 vezes mais ferro que o espinafre
4,5 vezes mais cálcio que o leite integral
4,5 vezes mais fibras que a aveia
2 vezes mais magnésio que as nozes
2 vezes mais potássio que a banana.



         Um hábito importante que deve ser considerado juntamente com o consumo dos alimentos integrais é a ingestão de líquidos. Do contrário, seus benefícios serão comprometidos e a digestão será lenta e trabalhosa.

Fonte: Unicamp, Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos – TACO, 2011. Benexia, Chia Seed – A new functional ingredient for bakery, 2010.


Formas de consumo:

Pode ser consumida pura, ou misturada no leite, iogurte, e até em preparações cozidas.

Texto elaborado por Gabriela Vuelma nutricionista

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Dica de Maquiagem: BASE




Certo: Primeiro, experimente a cor do cosmético na testa. Se sumir e não marcar a pele, pode comprar sem medo. Utilize-o nas bochechas, na boca e no pescoço. Com o auxílio de um pincel grosso e macio, espalhe bem. Depois, recorra ao pó, tomando as mesmas precauções no uso. Procure um da mesma cor e marca da base para não ficar com três tons diferentes na face.



Errado: Excessos deixam o visual artificial, o oposto do desejado. Por isso, controle a vontade de apagar marcas ou manchas com uma grande quantidade de produto. Prefira um corretivo para esconder as imperfeições e só depois disso invista na base.


 

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Você é aquilo que você....

A velha frase: Você é aquilo que você come, vocês já conhecem não é? Mas agora eu trago uma nova realidade ... você é aquilo que você transmite, aquilo que você pensa.

Não, eu não estou falando no Best Seller The Secret e sim de sentimentos!

A imagem abaixo resume o que estou querendo falar para vocês:


Em medicina chinesa, trabalhamos a conexão entre os órgãos, os sentimentos, e a relação em que cada órgão e seu elemento correspondente tem, com os demais órgãos.

Sentimentos como o medo, por exemplo estão relacionados aos Rins e Bexiga , a depressão aos pulmões. Aliás você já deve ter reparado que pessoas com problemas respiratórios costumam ser tristes. Bem como as pessoas que sobrecarregam seu fígado são mais raivosas.

Até ai tudo bem, mas você deve ter reparado nas várias setinhas na figura acima! Pois bem o desequilíbrio em um órgão, ou sentimento ruim que você alimente, pode afetar todo o seu organismo, pois todos os órgãos de alguma forma são interligados. Eis a importância de se chegar a raiz do problema, de se tratar a causa e não apenas o sintoma.

Vale também ter uma vida equilibrada em tudo, sem exageros ou extremismos! 

Procure orientação e comece a buscar esse reequilíbrio!

terça-feira, 10 de julho de 2012

Eu só quero Chocolate

Acho que com essa opção que o mercado de alimentos nos dispõe, se torna mais possível alimentar o vício por chocolate.

A www.emagrecercomendo.com.br tem um chocolatinho, com mais de 50% de cacau, sem açúcar e para minha felicidade SEM LACTOSE e com apenas 91kcal na barrinha. Ainda, tem CHÁ VERDE, um poderoso antioxidante.

Bom, acho que além de saboroso (eu acabei de provar e adorei) ele pode ser chamado de funcional.

Segundo o site do fabricante, além destes existem outros sabores e propostas para o chocolatinho magrinho,  dentre eles adicionado de Linhaça, que me chamou muita atenção! Uma ótima opção para as meninas de TPM.




Opala Powder - um novo conceito em cosméticos

Como prometido, este mês eu escreveria mais sobre produtinhos que testei ao longo do mês passado. Além do Fabuless testei também um creminho que promete sumir com ruguinhas em 21 dias.

A OPALA POWDER  promete fazer o preenchimento da pele através do princípio de fonocosmética - isso mesmo Fono de Som!

Pesquisas realizadas no Institute of Cellular Pharmacology, com um pedra de origem vulcânica chamada Opala e encontrada em abundância na Etiópia apontaram que a simples aproximação da pedra a culturas de células de pele, após 48 horas, fazia com que as células migrassem para o polo onde a pedra de encontrava, ou seja eram atraidas pela pedra, e o meio que se encontravam estava mais rico em colágeno e estruturas fundamentais para a firmeza da pele como a Vimentina e a Citoqueratina. A partir dai passaram a pesquisar sobre a pedra e viram que ela era capaz de imitir ondas sonoras que atraiam as células para perto de si. Ou seja, a Opala Powder, é um princípio cosmético físico e que provoca alterações químicas na pele que resultam no preenchimento das ruguinhas.



O produto é indicado para rugas, cicatrizes hipotróficas ( tais como as de acne) e estrias. Eu estou utilizando o produto a 20 dias em uma ruguinha da testa e estou gostando do resultado, vejo que minimiza bastante ( apesar de se tratar de um ruguinha de expressão que todos os dias é reforçada, afinal não tenho Botox (risos).

Este produto não chega a ser absorvido pela pele, a não ser os demais princípios ativos que estejam combinados com a fórmula, ele fica como um filminho sob a ruga, atraindo as células. Lavando o rosto, sessa o processo. Ou seja o ideal é repassar sempre que lavar o rosto para manter o produto agindo.

E o que eu mais gostei: na formulação indicada pelo distribuidor, este foi o primeiro produto para tratamento de rugas que não esta deixando minha pele oleosa.

Pesquisando um pouquinho mais soube que a marca Adcos já possui uma linha de tratamento que utiliza a esta pedrinha milagrosa, mas as formulações deles eu ainda não testei, mas acredito que pela credibilidade deles devem ser igualmente bons.



sexta-feira, 6 de julho de 2012

Gripe A - como identificar

Muita gente esta assustado com o novo surto de Gripe A que está atingindo o Sul do país. Infelizmente a vacinação não se encontra a disposição para toda a população, nem mesmo nas redes particulares. Então segue abaixo um tabelinha de comparação dos sintomas entre as gripes comuns e a gripe A. 

Segundo as autoridades no assunto, apesar da falta de vacinas, o tratamento estará a disposição para todos e sob a menor suspeita de contágio se inicia o tratamento.

Então fique atento aos sintomas, e na dúvida procure logo o médico. E melhor ainda PREVINA-SE: 
  • evite compartilhar copos, garrafinhas,
  • lave bem as mãos, 
  • se for entrar em contato próximos com pessoas use máscara de proteção
  • evite aglomerações
  • e mantenha sua imunidade em dia com uma boa alimentação e livre do estresse!


quinta-feira, 5 de julho de 2012

Testei e Aprovei:É FABULESS

Mês que passou fiquei em dívida com o Blog e não postei nenhum teste por aqui. A boa notícia é que este mês haverá mais que um textinho sobre meus experimentos (risos)

O primeiro então é sobre um suplemento obviamente que natural, que ajuda a comer menos, ou seja auxilia tanto no emagrecimento quanto na manutenção do peso. 

O nome deste milagrinho, sim por que funcionou comigo, e eu sou uma comilona convicta é FABULESS.
Este é um produto 100% natural, derivado de óleos vegetais purificados, e pode ser administrado tanto em cápsulas como na forma de shakes.

Ele promete manter a saciedade , ou seja você fica sem tanta fome e quando ataca a geladeira, come menos, por 4 a 8 horas.

Eu usei o produto por 15 dias , na metade da concentração indicada e percebi que a vontade de beliscar passou.

Fabulles é um pó emulsionado patenteado, que contém óleo de palma revestido por galactolipídios de óleo de aveia. 

Essas gotículas dos óleos de palma auxiliam no retardo da digestão no estômago e intestino delgado. Por isso que o ideal é consumí-lo no lanche da manha e no lanche da tarde, que assim, na hora do almoço você come apenas o essencial ( não vai com tanta sede ao pote). A gordurinha que não é digerida no íleo, faz com que você se sinta satisfeito mais rápido e por mais tempo. Esse "mecanismo de freio ileal" faz com que o hormônio da saciedade aumente (GLP-1).

Obviamente que para perder peso, você tem que comer certinho, coisas saudáveis! Não adianta comer menos, mas apenas gorduras. Ou seja tem que ser administrado junto a uma dieta, e reeducação alimentar.


Para saber mais informações, dosagens e forma correta de administração, bem como orientação dietética, procure um profissional de saúde!