quarta-feira, 23 de maio de 2012

Prevenção é o melhor remédio sempre!


Hoje resolvi escrever sobre algo diferente, sobre a prevenção do Câncer de Colo do Útero. Como o Blog tem por finalidade alertar sobre saúde por que não aproveitar que sou biomédica e um dos meus trabalhos é a citologia para falar um pouquinho de um doença que infelizmente vêm levando muitas brasileiras ao óbito.

Este câncer, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) mata cerca de 4800 mulheres por ano no Brasil. Anualmente milhares de casos são diagnosticados (estimativa de 17000 em 2012) e milhares de vidas tem sido salvas!

Como?
Com o diagnóstico precoce. Um exame simples chamado Papanicolaou quando realizado anualmente é capaz de detectar lesões provocados pelo HPV (Papiloma Virus Humano) em estágio inicial, e quando encontrados precocemente, tem cerca de 100% de chances de cura.

E como prevenir o aparecimento destas lesões?
Mulheres entre 25 e 64 anos, ou sexualmente ativas, são as vítimas deste câncer, pois o HPV tem transmissão sexual, ou seja, o uso de PRESERVATIVO, é a única maneira de se prevenir.

Este câncer é muito “silencioso”, ou seja a portadora não sente nenhum tipo de dor ou irritação por causa da presença da lesão, por isso da importância de consultar o ginecologista todo ano, pois a coleta de material realizada na consulta, e sua análise, bem como a inspeção feita pelo profissional é a única maneira de diagnosticar.

PREVINA-SE e não entre para esta triste estatística.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Testei e Aprovei: Mousse de Limpeza Facial

Você já pensou em revitalizar seu rosto ao mesmo tempo que o higieniza?
Principalmente por ter a pele do tipo oleosa eu pensei que isso nunca seria possível, em especial para mim, mas há cerca de 15 dias conheci o Mousse de Limpeza Facial desenvolvido pela MedFarma, uma farmácia de manipulação de Caxias do Sul. 

Este "sabonetinho" contém extrato de algodão, que limpa profundamente a pele sem danificá-la! E substâncias tensoativas suaves que ajudam a prevenir o envelhecimentos.

Ele remove super bem a maquiagem, comprovei passando o tônico na pele e vendo o algodão limpinho!

Ainda segundo a responsável técnica pela farmácia, ele tem como diferenciais:

# Ser em espuma cremosa ( além de gostoso, pude comprovar que rende bastante)

# Possui ingredientes suaves que evitam irritações e ressecamentos.

# Mantém o equilíbrio fisiológico da pele

# Livre de parabenos e corantes

# Composto por fosfolipídeos funcionais e emulsionantes que restauram a elasticidade da pele e reduzem o potencial de irritabilidade do sistema tensioativo.

Para ter todos os benefícios desta maravilha você deve aplicá-lo com a pele umedecida. Então aplique a espuma cremosa do Mousse de Limpeza em movimentos circulares. Enxaguar com água em abundância. Pronto: rosto limpinho e pele super sedosa!


 

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Envelhecimento X Colágeno

Linhas de expressão, flacidez facial, manchas senis, rugas e elastoses... Qual mulher não se preocupa com estas marquinhas da idade? E esta preocupação, vejo em consultório que inicia cada vez mais cedo, o que é bom, pois podemos trabalhar em cima da prevenção!
Alguns fatores que podem levar ao envelhecimento cutâneo precoce são:
  • Genética
  • Alterações hormonais: a menopausa, ou seja a queda dos hormônios faz com que a pele fique mais ressecada, menos resistente e mais fininha, o que propicia o aparecimento de rugas.
  • Estresse oxidativo: entenda por radicais livres, as danadas molélulas que destroem as nossas células mais rapidamente.
  • Exposição solar: tanto o Sol, quanto famosos e já proibidos bronzeamentos artificiais, e até mesmo a exposição a iluminação artificial também danificam o DNA das células provocando o envelhecimento. Eis a importância de se usar filtro solar diariamente
  •  Fumo: tanto fumar, quanto se expor a fumaça de cigarro também provoca o envelhecimento não apenas cutâneo, mas de todos os nossos órgãos.
  • Alimentação: uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e minerais é condição fundamental para prevenir o envelhecimento. Hoje como a vida anda muito corrida, e muitos acabam apelando por lanches, ou mesmo devido a pouca praticidade de se comer frutas ao longo do dia, a alimentação acaba ficando pobre em nutrientes. E é sobre esse item que vamos falar um pouquinho hoje.
Felizmente, hoje no mercado, como já falei em outro post, encontramos uma grande quantidade de nutracêuticos, ou seja cápsulas que possuem alguns dos nutrientes que estão mais “pobrinhos” em nossa alimentação e que são fundamentais para mantermos nossa beleza.

Dentre estes nutrientes encontramos o colágeno, mais especificamente o colágeno hidrolisado. Existem diversos estudos que comprovam que o consumo de pelo menos 500mg deste nutriente por dia, melhora a hidratação da pele, a firmeza e a elasticidade. Ainda outros estudos até comprovam a eficiência do seu consumo sob as rugas periorbitais (vulgos pés de galinha).

Quando associado ainda a Vitamina C – seja o suquinho de laranja com acerola, ou a efervescente – seu desempenho se torna ainda melhor, pois esta vitamina é fundamental para que o organismo produza um colágeno mais estável, ou seja, que tenha um degradação mais lenta!
Para que possamos manter todos os benefícios trazidos pelo colágeno, que vai diminuindo em nosso corpo devido o avanço da idade e outros fatores já citados, a nutrição pode nos auxiliar. As principais fontes alimentares que estimulam e são necessárias para a produção de colágeno são: carnes (principalmente a vermelha), frutas cítricas (laranja, morango, kiwi, limão, acerola, abacaxi), selênio (castanhas, nozes), zinco (avelã, amêndoa, castanhas, carnes) e vitamina E (azeite de oliva extra virgem e peixes).  Na verdade, o que acontece é que alimentos fonte de vitamina C, E, selênio e zinco, auxiliam na absorção do colágeno.
A formação de colágeno depende de maneira importante de doses adequadas de vitamina C da dieta. Atualmente, a recomendação diária (RDA) de vitamina C para adultos é de 90 mg para homens e de 75 mg para as mulheres.

Outra combinação muito boa do colágeno com o silício orgânico. Este nutriente é responsável por aumentar a produção do colágeno no corpo, sendo regeneradora e reestruturante da pele, é considerado um agente anti-envelhecimento natural  para as paredes das artérias, pele e cabelos. Alimentos fonte de silício orgânico: aveia, milho, arroz, cevada, trigo, cavalinha, vegetais, algas, frutos do mar frango, miúdos do frango como coração e moela.
  
O indicado para uma pele saudável é uma dieta que contenha colágeno, além de vitaminas, proteínas, carboidratos e lipídeos, sem esquecer dos líquidos (água, água de coco, sucos), muito importantes para manter a hidratação adequada da pele. Para que isso ocorra, segue uma dica de suco funcional que irá auxiliar na absorção do colágeno:




Receitinha de Suco Funcional!

Suco da pele hidratada:
 
Ingredientes: 1 cenoura crua; ¼ de mamão papaya; ¼ de um limão; 1 colher de semente de linhaça triturada; 1 colher de sopa de gérmen de trigo; água.
Benefícios: tanto o mamão quanto a cenoura são ricos em vitamina A, importante para a recuperação e regeneração celular, sendo fundamental para a saúde dos cabelos, unhas, e pele. Essa combinação contém alto teor de vitamina C, prevenindo o envelhecimento precoce. O gérmen de trigo contém quantidade suficiente de vitamina E, e a linhaça entra com a gordura essencial, o ômega-3 para garantir a hidratação da pele e prevenir o envelhecimento das células. Vale lembrar que devido este suco conter alimentos fonte de vitamina C, E e silício orgânico, estes irão auxiliar na absorção do colágeno.
Texto com a colaboração de Gabriela Vuelma, nutricionista do consultório.





segunda-feira, 7 de maio de 2012

Inverno: a temporada dos Peelings

O Sol forte do nosso país e o desejo da maioria em ficar com a pele brozeada, ao mesmo tempo que impede que façamos alguns peelings, prejudica ainda mais a pele, agravando ainda mais as manchinhas.

Para tratá-las com eficiência, um dos tratamentos mais recomendados são os peelings químicos. Estes peelings tem como objetivo promover uma descamação da pele, promovendo assim um renovação celular. Isto é possivel com a aplicação de diferentes tipos de ácidos, específicos para cada tipo de pele, e para cada finalidade.

A exposição da pele aos ácidos, faz com que seja retiradas camadas da pele, podendo ser de  superficial a profundo. E isto estimula um processo de cicatrização que possibilita tratar:

  • hipercromias,
  • cicatrizes superficiais,
  • rugas
  • acne
  • rosácea
  • sardas




Uma das queixas mais comuns ultimamente são os melasmas, manchas hipercrômicas, que aparecem em mulheres em uso de anticoncepcional ou após a gravidez. Estas manchas normalmente se localizam nos seios da face, testa e acima dos lábios ( parecendo um bigodinho).

Estas manchas são possíveis de serem tratadas utilizados tanto os peelings químicos, quanto os peelings de cristal e diamante, e tem resultados ainda melhores aliando ambas as técnicas e com tratamento concomitante em casa.

Eu particularmente prefiro fazer uso de peeling mais superficiais, com concentrações baixas, e seriados. Desta maneira você não precisa prejudicar seu cotidiano por conta do tratamento. A descamação e comprometimento estético durante o tratamento é mais leve, e os resultados são igualmente satisfatórios.

Importante: è INDISPENSÁVEL o uso de FILTRO SOLAR, antes, durante a após o tratamento. E também, alguns peelings necessitam de um tratamento pré-peeling para digamos "acostumar" a pele ao produto.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Promoção

Que tal presentear sua mãe ou se dar de presente neste mês um tratamento que vai deixa-la LINDA! Além de ser um momento super especial.

Adquira o Vale-Presente ou reserve seu horário! Aceitamos cartões de crédito Visa e Master!