sexta-feira, 30 de março de 2012

BELEZA EM CÁPSULAS

No blog da Brasil Sul vocês podem conferir esta semana um post bem interessante, sobre uma novidade nas prateleiras de farmácias que seguidamente as pacientes me perguntam: as Cápsulas de Beleza.

Acessem o link e leiam
http://www.brasilsul.net/blog/beleza-em-capsulas/

Qualquer dúvida podem deixar comentário que tento esclarecer. Ou se quiserem uma orientação do que usar basta agendar!

segunda-feira, 26 de março de 2012

Testei e Aprovei: Lumina Face Floratus

Seguidamente escrevo aqui sobre alguns produtinhos, vendidos a nível nacional que testei, hoje falo sobre um produto novo, produzido pela Floratus, farmácia de manipulação de Caxias do Sul, que se chama LUMINA. Esta é uma linha indicado para iniciar o tratamento e prevenir o aparecimento das temíveis ruguinhas e flacidez facial.

A linha consiste em:
  • Um protetor solar FPS 50 com toque sequinho e textura bem leve, (eu que tenho a pele oleosa usei e ficou bom, mas eles manipulam em formulação específica para as peles oleosas também).
  • Hidratante de Lírio e Caviar, para uso diurno antes do filtro solar, que ajudará a manter a elasticidade e tônus da pele graças a presença das Isoflavonas. As isoflavonas do Lírio comprovadamente, inibem a atividade de enzimas que quebram o colágeno e a elastina, e favorecem a síntes de protéinas fixadoras destas protéinas, ainda reforça a pele, evitando a perda o que minima a profundidade das rugas. Já o extrato de caviar é rico em aminoácidos percursorres do colágeno e elastina, ou seja promovem a sua reposição na pele.
  • Hidradante Noturno com Vitamina C que auxilia a eliminar as manchinhas e imperfeições do rosto e suavizar rugas. Seu efeito é de renovação celular e anti-radicais livres devido a alta concentração de vitamina C.


Há também uma linha específica para peles oleosas, no qual o kit consiste em:
  • Uma espuma facial de limpeza com mentol , que limpa profundamente a pele e proporciona uma sensação de frescor.
  • Protetor FPS 50 , afinal como sempre digo a proteção solar é que previve o aparecimento dos sinais do tempo.
  • Gel Oil Control - proporciona a prevenção das rugas e o controle da oleosidade. 
EXPERIMENTE!!!
Eu gostei tanto que tenho usado aqui no consulório!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Óleo de Cártamo: tire suas dúvidas

Diariamente aqui no consultório os pacientes me perguntam sobre estas novidades no mercado, que prometem o emagrecimento. Aqui no Blog vocês já devem ter visto eu falar do óleo de coco , o qual testei e achei muito bom mesmo, vi diferenças nas medidas da cintura , no funcionamento do intestino e até mesmo na textura da pele.

Semana passada fui questionada sobre o óleo de cártamo, que também promete afinar a cinturinha. Como este eu não tive oportunidade de testar (afinal não dá pra experimentar tudo não é?) solicitei a nutricionista aqui do Consultório, a Dra. Gabriela Vuelma (CRN 7662P) que compartilhasse um pouquinho do que ela sabe sobre este produto.

Parece ser um bom produto, mas como tudo não faz milagrinhos, a velha dupla - controle da alimentação e atividade física - não devem ser dispensados.



Segue abaixo o texto que ela me passou, e qualquer dúvida fiquem a vontade para escrever comentários ou mandar e-mail:



O óleo de cártamo é extraído das sementes do cártamo (Carthamus tinctorius L.), também conhecido em algumas regiões como açafroa, açafrão-dos-pobres, açafrão-bastardo.
As sementes desta espécie possuem elevados teores de óleos (35 a 40%) de ótima qualidade, tanto para consumo humano, como para uso industrial. O óleo de cártamo encera altos teores de ácidos linoléico (70%) e oléico (20%) e baixa porcentagem de ácido linolênico (3%).


Benefícios do consumo do óleo de cártamo:

O óleo de cártamo inibe a ação da enzima humana responsável por armazenar gordura em nosso corpo. O que obriga o organismo a usar a gordura acumulada como combustível para atividades físicas, otimizando a queima de gordura, o que o caracteriza como termogênico.
Desenvolvimento Muscular: devido ser rico em ácido linoléico (70%), o óleo de cártamo auxilia no desenvolvimento muscular, acelerando o processo de definição muscular e diminuindo os níveis de gordura corporal.
Redução da Gordura Corporal: o ácido linoléico tem a capacidade de inibir a atividade da enzima LPL (lípase lipoprotéica). Esta enzima tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõe o tecido adiposo do corpo humano. Quanto maior e mais expressiva a atividade da LPL, maior quantidade de gordura é armazenada dentro das células adiposas e, como conseqüência, o volume do tecido adiposo aumenta. Com o bloqueio da ação da LPL, a transferência de gordura para as células também fica inibida, o que obriga o organismo a utilizar o estoque de gordura já existente como fonte de energia para a atividade muscular, a chamada lipólise.
Efeito antioxidante: os antioxidantes protegem o organismo contra a ação dos radicais livres. Devido a quantidade de ácido linoléico na composição do óleo de cártamo, este é considerado um antioxidante natural, que irá auxiliar na melhora do aspecto dos tecidos.
Redução do colesterol: o óleo de cártamo, também possui ácido oléico (20%), este auxilia na manutenção dos níveis do colesterol dentro dos níveis normais, além de desempenhar papel fundamental na síntese de hormônios, regulando os processos metabólicos do organismo. Uma das características químicas mais importantes deste óleo é a sua poli-insaturação, a qual condiciona a presença de baixo conteúdo de colesterol, que é uma substância nociva ao organismo humano.

 Suas sementes também são ricas em vitamina E.

Uso : Pode ser utilizado como óleo de cozinha, para tempero de saladas e para produção de margarina.



Atenção!

O consumo em quantidade excessiva (acima de 05g/dia), pode provocar efeitos indesejáveis como o aumento da resistência a insulina, aumento da glicose e da insulina em jejum, redução de HDL em indivíduos com síndrome metabólica.




Referências:

SILVA, F.I.; PINTAO, A.M. A verdade sobre o açafrão. Workshop Plantas Medicinais e Fitoterapêuticas nos Trópicos. ICT/ CCCM, 29-31.out.2008.

EKIN, Z. (2005), “Resurgence of Safflower (Carthamus tinctorius L.). Utilization: A global view”,   J. of Agronomy 4(2):83-87.

http://www.minutoferta.com.br/userfiles/Caps_Oleo_Cartamo.pdf - Acessado em 20 de março de 2012.

terça-feira, 20 de março de 2012

Aromaterapia: cheirinhos que te curam.

Entrar em um ambiente e sentir um cheirinho agradável no ar causa uma sensação de muito bem-estar não é? Mas felizmente esta não é só uma sensação, a aromaterapia, como é chamado o uso de essências de plantas, flores e frutas em ambientes e também na forma de vaporização ou óleos e cremes de massagem.

Este é um ramo da fitoterapia que vem crescendo e sendo muito estudado. Conforme a necessidade, estes óleos podem ser usados isoladamentes ou em combinações conforme a necessidade de cada um.

Segundo o site da aromaterapia.org.br, os óleos essencias podem ser usados tanto na prevenção quanto no tratamento de desequílibrios energéticos. E ainda, esta é considerada uma terapia complementar, e que NÃO corresponde ao simples uso de aromas agradáveis, que muitas vezes são sintéticos ou alterados.




Algumas indicações em uso estético:

  • Peles normais: essências de rosas, lavanda e tangerina.
  • Peles secas: rosa, melissa, sândalo e macela.
  • Peles com acne: limão, cipreste, alfazema, alecrim e tomilho.
  • Peles oleosas: gerânio, sândalo, limão, rosa, cânfora, cipreste, nogueira e bétula.
Podem ser usados também em massagens no combate a celulite: óleo de laranja, tangerina, eucalipto e alecrim.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Nova Parceria! BrasilSul

Essa semana fechei mais uma parceria,
a partir de agora vocês poderam ver algumas dicas minhas também no Blog da BrasilSul umas das mais renomadas marcas de Sport Wear feminina, que iniciou recentemente a iniciativa de além de alimentar dicas de moda, também de saúde e beleza!

Quem quiser apreciar, segue abaixo o link do post desta semana:

http://www.brasilsul.net/blog/pele-protegida-e-linda/

terça-feira, 6 de março de 2012

O poder do Café

A cafeína pertence ao grupo das metilxantinas, uma das classes farmacologicamente atribuidas ao efeito de lipólise sobre os adipócitos.
A cafeína quando consumida é um excelente estimulante, (não substituindo as efedrinas), aumentando a capacidade do corpo em fazer exercícios, potencializando ainda mais a queima calórica durante a atividade física, pois ocorre uma descarga  de adrenalina promovida pela combinação da cafeína com os exercícios. Ainda ela possui efeito diurético, o que pode ser também uma contra-indicação quando as quantidades ultrapassam as 300mg/dia pois a perda de minerais é muito grande, levando ainda a fadiga muscular mais rápida.
Em estética, assim como outros fitoextratos que contém metilxantinas em sua formulação, estes compostos são os mais utilizados, por serem considerados um dos mais seguroscompostos. Ela tem a capacidade de promover a mobilização de triglidérides e estimular a transformação dos depósitos de gordura localizada em ácidos graxos livres, que então podem ser eliminados via sistema linfático. Normalmente usadas em concentrações entre 1 e 2%, mas podendo chegar a 10%,a cafeína assim como a teobromina e a teofilina são muito empregadas no tratamento da celulite. É segura pois é uma alcalóide que se difunde muito pouco no sangue.

A caféina ainda, melhora significativamente a circulação local,sendo atualmente empregada em vários outros cosméticos, como os que auxiliam da redução de bolsas e olheiras na região periorbital.
Mas cuidado, além da perda de minerais citado acima,  em excesso pode causar taquicardia e aumento da pressão arterial, sendo desaconselhado seu consumo em pessoas que sofrem de doença-cardiovascular. Além de que é contra-indicada para pessoas que sofrem de enxaqueca, pois aumenta a incidência de dores de cabeça, e indivíduos que sofram de gastrite, pois pode acentuar o quadro.