quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Recupere sua pele

Sua temporada de praias e folia terminou e você começou a reparar que sua pele não é mais a mesma? Manchas apareceram, cravos e espinhas que derão o ar da graça e as olheiras e ruguinhas não perdoam depois de tantos descuidos com o Sol...

Seguem abaixo algumas dicas que podem ajudar você a começar o ano, efetivamente, com um rosto mais bonito.

1.Hidratação: não descuide da hidratação que vem de dentro para fora, ou seja, tome em média de 2 litros de água por dia. A água vai ajudar a manter a pele hidratada, tonificada, além de auxiliar na melhora do intestino, que quando não funciona direitinho, logo surte efeitos na pele.

2. Tonificação: não esqueça de limpar bem o rosto com o sabonete adequado ao seu tipo de pele, e após a limpeza, não esqueça de usar os TÔNICOS. Já escrevi um post aqui falando sobre a importância deles e dando dicas de alguns http://suelendeoliveiraacupuntura.blogspot.com/2011/10/tonifique-sua-pele.html . Hoje ainda você também encontra no comércio as Águas Termais, que você que não usa maquiagem pode carregar na bolsa, e borrifar ao longo do dia, eu adoro as aromatizadas da WNF
                                           http://www.wnf.com.br/produtos_hidroativos.html

3. Máscaras: conforme a necessidade da sua pele, as "máscaras de beleza" podem ser uma ótima pedida para você usar em casa, hoje existem no mercado específicas para cravos, outras para hidratação, e ainda as de colágeno que prometem firmeza a pele.

4. Limpeza de pele: antes de voltar a rotina de maquiagens todos os dias, de correria, uma limpeza de pele é super recomendada. Além de retirar os cravinhos e comedões, a pele ganha um viço e hidratação inigualáveis. No dia seguinte, a pele parece muito mais iluminada, o aspecto inflamado das peles com acne melhora, e a longo prazo é reduzida e até eliminados cravos e espinhas.

5. Peelings: Além de usar com regularidade, porém coerência os esfoliantes, é indicado a realização em consultório de Peelings... Conforme o tipo de problema, disponibilidade de tempo e disposição aos cuidados necessários de pré e pós peeling podem ser realizados: peeling de cristal e diamante ou peelings químicos e enzimáticos. Com eles é possível diminuir as manchinhas que ressaltam na exposição ao sol, melasmas, manchas e cicatrizes de acne, olheiras, ruguinhas e controlar a oleosidade da pele, e consequentemente cravos e espinhas.




6. Proteção: SEMPRE, este não é um item a ser utilizado apenas no Verão, pois até a luz artificial pode piorar o aspecto da sua pele. Hoje existem no mercado bons filtro solares, e a maioria das maquiagens possui FPS. Então não descuide pois PROTETOR SOLAR  é o melhor tratamento que existe contra o envelhecimento.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Use e abuse: chá verde


O Chá Verde virou febre no Brasil a pouco tempo, mas na China esta é uma bebida tradicional, que você encontra muito mais facilmente que água na forma de garrafinhas, e que qualquer loja, banquinha te oferece. Álias a bebida quente é a principalmente escolha de acompanhamento das refeições em doses moderadas.

A Camellia sinensis, tem diversas propriedades, dentre delas a de emagrecimento. Rica em cafeína e antioxidantes como a catequina e os polifenóis, a ingestão de cerca de 1 litro da bebida por dia, ajuda a acelerar o metabolismo, ou seja, aumenta o gasto calórico diário do individuo.

Aliás este é um dos fitoterápicos mais receitados quando a idéia inicial é a perda de peso, pois ele também é diurético, diminuindo os inchaços, e até mesmo a aparência da celulite.

Suas altas taxas de tanino, auxiliam em outro probleminha, que muitas vezes esta relacionado ao excesso de peso, o Colesterol.



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

É CARNAVAL!

Vai cair na folia?

Então não esqueça de manter alguns cuidados com sua alimentação e saúde para garantir uma maratona de felicidade e uma volta ao trabalho sem estresse.


Abaixo seguem algumas dicas que irão auxiliar tanto na pré e pós folia:

- O ideal no dia do carnaval é realizar um bom café da manhã (café, leite ou chá + pão com requeijão ou ricota + frutas), um almoço mais simples (carne magra + um carboidrato, como arroz, massa, batata + saladas e legumes cozidos), e uma janta leve (sanduíche natural completo, queijo branco + peito de peru ou frango desfiado + salada + vitamina de fruta).

- Não fique sem comer para emagrecer! Lembre-se de realizar uma refeição a cada 3 horas, preferencialmente consumindo alguma fonte de carboidrato que irá garantir a energia para você pular e dançar muito.

- Se for beber álcool, intercale com água, sucos, isso auxilia a prevenir ressacas e manter a hidratação. Mesmo assim não fique sem se alimentar.
- Realize lanches com pequenas porções.

- Evite alimentos gordurosos, além de serem calóricos possuem uma difícil digestão, podendo diminuir a sua disposição.

- Observe a higiene dos estabelecimentos onde você compra seus lanches, evitando assim possíveis contaminações e não colocando sua saúde em risco.

- Hidrate-se:  Durante a folia perdemos líquidos e sais minerais pela transpiração e urina, por isso torna-se muito importante uma hidratação constante, e para este caso não vale bebida alcoólica. Ingira muita água.

Outra boa dica são as bebidas isotônicas, que possuem carboidratos de rápida absorção e sais minerais, para repor os que foram perdidos juntos com a transpiração e a urina, dando energia para os foliões, além de refrescar e hidratar.

A água de coco também é uma ótima opção, considerada um isotônico natural, por ser rica em sódio e potássio, de fácil absorção, favorece a rápida hidratação e proporciona a recuperação dos sais minerais eliminados. O suor contém pequenas quantidades de eletrólitos minerais, sobretudo sódio, mas também potássio e carboidratos (açúcares), cuja perda produz fadiga.

Sua composição básica apresenta 93% de água, 5% de açúcares, além de proteínas, vitaminas e sais minerais, sendo uma bebida leve, refrescante e pouco calórica, apresentando em média 20 calorias/100 mL.

A água-de-coco não é uma fonte rica em vitaminas, mas contém ácido ascórbico (vitamina C) e vitaminas do complexo B, apresentando também função antioxidante.

Fez tudo isso e ainda assim está se sentindo pesado depois da maratona de alegria?

Que tal caprichar no dia seguinte em frutas ricas em água como melão, melancia, abacaxi, manga...? Beba pelo menos os 2 litros de água e procure fazer uma massagem relaxante ou drenagem linfática.

Se estiver se sentindo inchado, uma sessão de acupuntura pode ajudar você a eliminar o excesso de líquidos , melhorar sua circulação e dar uma empurrãzinho no intestino!

Uma limpeza de pele na semana seguinte também é super recomendada, principalmente para as mulheres que encararam dias e noites com maquiagens pesadas, sob o Sol escaldante. Com ela é possível eliminar as células mortas, a impurezas, cravinhos e comedões provocados pelos poros obstruídos e de quebra dar uma boa hidrata e revitalizada na pele que fica com aspecto cansado depois de dias na folia! Afinal você já deve ter percebido como a pele costuma ficar mais feinha depois que você troca o dia pela noite, ou depois que exagera na ingesta de álcool.

Alguns chás também são bem-vindos como cavalinha, chá verde ou branco, alcachofra e hibiscus.

Com estas dicas não há nenhuma desculpa para não curtir o carnaval bem hidratado e com energia de sobra para se divertir!



Texto elaborado pela Gabriela Vuelma, nutricionista, com a contribuição da Biomédica Acupunturista e Esteta Suélen Oliveira.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Encontrei este texto no Facebook de Renato Ventura, e aparentemente é assinado por Wolnei Macena, não sei se de fato é o autor do texto, mas como achei além de interessan, muito verdadeiro, resolvi compratilha-lo aqui também.

Ele fala de como os sentimentos, frustrações e negatividades agem sobre o nosso organismo, e de fato todas estas questões são utilizadas e levadas muito em conta nos diagnósticos de Medicina Tradicional Chinesa...



Quando a boca cala.... o corpo fala!!!


Este alerta está colocado na porta de um espaço terapêutico.

- O resfriado escorre quando o corpo não chora.

- A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.

- O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.

- O diabetes invade quando a solidão dói.

- O corpo engorda quando a insatisfação aperta.

- A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.

- O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.

- A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.

- As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.

- O peito aperta quando o orgulho escraviza.

- A pressão sobe quando o medo aprisiona.

- As neuroses paralisam quando a criança interna tiraniza.

- A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E INFLAMAÇÃO



Um organismo em estado inflamatório está suscetível a inúmeros problemas relacionados à saúde e a estética.

O processo inflamatório é uma forma de proteção para o organismo, que muitas vezes pode ser silencioso. Entre os fatores relacionados com este tipo de processo inflamatório estão: a alimentação desequilibrada (rica em açúcar, gordura animal e alimentos processados), a falta de exercícios físicos, o estresse, estilo de vida inadequado, entre outros.

Este estado inflamatório, se não observado, gera doenças (do coração, diabetes, câncer, Alzheimer), gera envelhecimento, problemas estéticos (celulite, rugas) e contribui para aumento de tecido de gordura, facilitando a obesidade.

Já é provado que o processo inflamatório no organismo, gera aumento do tecido gorduroso e o inverso também acontece. Quanto maior for à quantidade de gordura em um organismo, mais inflamado ele está. Isso porque as células de gordura liberam substâncias pró-inflamatórias (compostos que promovem a inflamação).

Quando apresentamos um hábito alimentar errado, o sistema imunológico é acionado para atacar os “corpos estranhos” que estamos consumindo e há liberação de substâncias pró-inflamatórias, que cronicamente geram resultados indesejáveis à nossa saúde.


As dietas com alimentos de alto teor de açúcar têm sido associadas com a inflamação, obesidade e doenças crônicas tal como o diabetes. É importante ficar atento ao consumir alimentos com alto teor de açúcar tais como refrigerantes, massas, pães, biscoitos, cereais que contenham açúcar e doces.

Os açúcares presentes nestes alimentos estimulam a rápida liberação do hormônio insulina – o responsável por estocar o excesso de açúcar na forma de gordura. Esses alimentos levam também à flacidez da pele e à celulite, por promoverem a inflamação nas células e a consequente liberação dos radicais livres e reduzindo a elasticidade da pele. Além disto, após uma rápida elevação, haverá queda acentuada do nível de açúcar no sangue, resultando em sensação de fome e em um ciclo vicioso de se querer comer mais e mais.

Por este motivo, checar o valor calórico de produtos e alimentos também não basta, é mais importante saber o que há em sua composição.

Uma forma de diminuir os processos inflamatórios é consumir alimentos antioxidantes, por isso a importância de ingerir frutas, verduras, legumes, nozes, castanhas, azeite de oliva, chá verde entre outros alimentos fonte de substâncias antioxidantes.

Um hábito alimentar anti-inflamatório (alimentação adequada, atividade física) irá diminuir o peso, diminuir o envelhecimento, diminuir celulite, acne e manchas e trazer benefícios à saúde quanto aos riscos cardiovasculares, diabetes, câncer e Alzheimer.

Texto Elaborado por: Gabriela Vuelma

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Limpeza de Pele: você sabe por que é importante fazer?

Diariamente nossa pele esta exposta a poluição, a resíduos de maquiagem e da própria oleosidade da pele. Tanto mulheres, quanto homens, já devem ter percebido que mesmo depois de lavar o rosto, ao passar um algodão com tônico ou demaquilante sai sempre uma "sujeirinha" a mais da pele. A longo prazo, com este acúmulo de impurezas os poros vão se obtruindo, a pele perde o brilho natural, a oleosidade aumenta e com ele os temidos cravos e espinhas.

A limpeza de pele, em especial por sucção é o método mais eficiente para combater esse acúmulo de impurezas na pele. O procedimento leva cerca de uma hora e passa por várias etapas e são adminitrados vários produtos, específicos para cada tipo de pele.

Uma das etapas que creio ser a mais importante é a vaporização. Além de ajudar a desobtruir os poros, ajuda na penetração dos ativos , ou seja, serve também para as hidratações, além de que os equipamentos que emitem Ozônio (O3), ainda melhoram a circulação, aumentam a oxigenação tissular e celular, e tem ação germicida, bactericida e fungicida, ou sejam revigoram a sua pele ao mesmo tempo que exterminam com os causadores de infecções na pele.


                                                                                 Imagem: www.htmeletronica.com.br
Uma boa limpeza de pele consiste em algumas etapas:
  • higienização da pele com espuma/sabonete de limpeza específico;
  • esfoliação ou peeling (conforme necessidade);
  • aplicação de vaporização com substâncias emolientes;
  • limpeza dos poros, retirada de cravos e comedões por vácuo (sucção);
  • aplicação de tônico
  • aplicação de mascára calmante
  • hidratação, fotoproteção, nutrição da pele
Podem ainda haver outras etapas e a escolha de produtos diferenciadas  para cada tipo de pele e necessidade.
Homens e mulheres podem fazer. Aliás para os homens que sofrem de dermatite, após terem feito a barba é muito indicado, pois diminuem a inflação!

A frequência e a quantidade de limpezas varia, podendo ser feitas a cada 20 dias em peles com acne.