terça-feira, 25 de outubro de 2011

Peeling de Cristal - renove sua pele!

Esta é uma técnica de microdermoabrasão desenvolvida na Itália, que consiste na aplicação sobre a pele tanto do rosto quanto do corpo de uma jato de cristais de óxido de alumínio. Estes cristais provocam uma descamação da camada mais superficial da pele, ao mesmo tempo que um sistema de vácuo puxa os cristais e faz uma leve sucção da pele, que por sua vez estimula a síntese de colágeno.

Técnica excelente para as pessoas que não querem deixar de cuidar da sua pele, mesmo no verão, pois não ocorre uma descamação agressiva da pele. Aliás, nos EUA este é um tratamento estético muito oferecido para as pessoas que tem a vida muito corrida, pois é extramente rápido e não tira a pessoa da sua rotina por nenhum dia.

Técnica excelente para controlar a oleosidade da pele, eliminar manchas e cicatrizes de acne, uniformizar e suavizar a pele, minimizar a cada aplicação rugas, e estimular o fortalecimento da pele.

Os resultados já são visíveis na hora, e só melhoram com as aplicações em sequência.

Ácido Hialurônico - hidratação intensa.

Já é possível tratar o envelhecimento cutâneo atingindo uma das raízes do problema: a perda de firmeza e elasticidade da pele.

Hoje podemos dar fim as linhas de expressão (rugas dinâmicas) e a perda de contorno facial utilizando preenchimentos semi-permanentes como é o caso do ácido hialurônico.

O ácido hialurônico ou HA’s é muito bem aceito pelo organismo, pois é um dos constituintes da pele. Sua finalidade na estética, é se ligar as moléculas de água dando volume, hidratação e elasticidade a pele, preenchendo portanto espaços onde se encontram as rugas e a flacidez.

O ácido hialurônico é hoje o preenchimento mais próximo do ideal (Monteiro EO, Parada MB. Preenchimentos faciais-parte um. Revista Brasileira de Medicina - Edição Especial de Dermatologia e Cosmiatria. 2010 67(7):6-14).

Ainda sua eficácia já pode ser compravada por muitos estudos, dentre eles este que comprovou que os resultados após um ano de tratamento são variáveis de paciente para paciente, porém satisfatórios. (Salles, Alessandra Grassi et al. Avaliação clínica e da espessura cutânea um ano após preenchimento de ácido hialurônico. Rev. Bras. Cir. Plást. (Impr.), Mar 2011, vol.26, no.1, p.66-69.).

Em média são realizado de 4 a 10 sessões com intervalo entre 7 e 15 dias – podendo ser repetidos novamente dentro de 6 a 12 meses para manutenção. O tratamento consiste na aplicação intradérmica de volumes mínimos e com resultados progressivos a cada sessão, o que garante conforto e segurança aos pacientes.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Celulite, o mal que persegue a todas!


Lipodistrofia ginóide, o nome é muito feio, e combina perfeitamente com o aspecto em que esta patologia deixa a pele, principalmente da região das coxas e glúteos de mais de 80% das mulheres, principalmente as ocidentais.
Digo patologia, por que é sim, um problema não apenas estético, pois quadros mais avançados (grau IV) costumam ser dololorosos, havendo compressão esclerótica no local e inflamação.

Mas por que do aspecto de casca de laranja?
No tecido com celulite, os adipócitos (células de gordura) aumentam seu volume, e se fundem formando blocos. Este aumento provoca dificuldade de trocas nutritivas entre os tecidos e os vasos. Dominui também os estímulos nervosos locais, que ajudam na lipólise (quebra da gordura) no local.

Principais causas:

• Hormonal

• Estresse acumulado

• Vestuário apertado

• Má postura

• Sedentarismo

• Aumento de peso

• Alimentação

Agora, vamos a parte prática, como tratar a Celulite com alimentação adequada e bons hábitos de vida?

Preste atenção nas dicas a seguir:
Hábitos saudáveis:

 - Cuidado com os esportes de muito impacto, como a corrida. Ela pode ser prejudicial a sua circulação, piorando o quadro da sua pele. Caminhada é mais indicado.

 - A natação desponta como atividade ideal, enquanto que a ioga promove boa tonificação nervosa e favorece a oxigenação dos tecidos.

 - Em todo caso, sempre procure um auxílio de um profissional para lhe orientar quanto a atividade correta para o seu caso!


  Alimentação Correta:

 - Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras,

 - Prébiotico, probioticos e simbióticos - Para tratar o intestino!!!

 - Tomar muita água,

 - Reduzir a ingestão de sal,

 - Aumentar o consumo de alimentos ricos em Potássio, como: Tomate, Linhaça e Água de coco,


Investir no consumo dos seguintes alimentos

  • Frutas, principalmente ricas em vitamina C, como: laranja, acerola, limão, goiaba, mexerica e abacaxi,
  • Fontes fermentadas de soja, como: tofu, misso e shoyu light,
  • Folhas verde escuras, como: couve, hortelã, rúcula, agrião.
  • Alimentos integrais,
  • Aveia
  • Ovo,
  •  Leguminosas, como: feijão, grão de bico, lentilha e ervilha.

Evitar o consumo dos seguinte alimentos:

  • Refrigerantes, álcool
  • Sopas em pó,
  • Temperos prontos,
  • Adoçante ciclamato de Sódio (Excesso de Sódio- aumenta retenção)
  • Guloseimas
  • Embutidos
E quanto aos chás? Pode investir em:

  • Chá de cavalinha,
  • Chá verde,
  • Chá de sálvia,
  • Chá de dente de leão,
  • Chá de alecrim 
  • Ginko biloba,

 Tratamentos que auxiliam na redução:

• Acupuntura e eletroacupuntura

• Eletrolipoforese

• Endermologia

• Intradermoterapia

• Ultra-som

• Drenagem linfática

• Ionização

• Radiofrequência

• Subcisão

Ou seja, uma alimentação que enfatize menos alimentos industrializados e mais frutas, vegetais e água, além de contribuir para uma dieta mais saudável ajudam no tratamento da Hidrolipodistrofia (Celulite).






Post com a contribuição de
Nutricionista Funcional: Dra. Marcela Sansone


Áreas de atuação: Atendimento em Nutrição Clínica para crianças adultos e idosos e Nutrição Esportiva, Especialista em Nutrição Clínica Funcional.

Telefone: (11) 9359-9372 / (11)5083-9334
Endereço Consultório: Rua Monsenhor Manuel Vicente, 102, Vila Mariana, São Paulo
E-mail: ma.sansone@gmail.com
http://nutricaoolistica.blogspot.com/

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mesolifiting: preenchimento de aspecto natural


Obter uma pele mais firme e com rugas menos acentuadas (ou até mesmo livre delas) já é possível. O uso de compostos como ácido hialurônico, DMAE, vitamina C e silício orgânico estimulam  a síntese de colágeno e elastina no seu rosto, deixando gradativamente, a cada intervalo de aplicação uma pele mais firme, e livre de sulcos e ruguinhas.

A mesoterapia já é usado no Brasil, esteticamente, desde a década de 90, sendo que foi usada primeiramente com intuito terapêutico.

Este tratamento consiste na aplicação de pequenas doses dessas substâncias intradermicamente, com intervalo entre 7 e 15 dias. E o melhor, não exige nenhum pré e pós tratamento, ou seja o paciente já sai sentindo os benefícios e diariamente vê sua pele melhorando.

Indicações: alopécia, fotoenvelhecimento, flacidez, sulcos e rugas.

Contra-indicações: alergia aos compostos, acne ativa, gestação, terapia anticoagulante, doença sistêmica ativa.



terça-feira, 18 de outubro de 2011

Brinde a sua Saúde com Vinho!




RESVERATROL, nome complicadinho para algo delicioso e muito benéfico para sua saúde. Esta é substância que torna a tacinha do vinho, indicada por médicos, tão idolatrada.



O resveratrol é uma substância encontrada na casca da uva vermelha, e que pode ser consumida em maiores concentrações no vinho e no suco da uva.



É um dos mais potentes antioxidantes, retardando o envelhecimento, já sendo encontrado em diversos nutracêuticos e cosmecêuticos. Mas este retardo de envelhecimento, não é apenas estético, os benefícios é sentido em todos os tecidos, inclusive no cérebro.



Ainda:
  • aumenta o HDL, colesterol bom;
  • previne o câncer;
  • antiinglamatório, diminuintos dores causadas pela artrose;
  • vasodilatador, melhora a circulação sanguínea.
Uma taça de vinho contém em média 3,0mg de resveratrol, o que segundo a ciência já seria o recomendado por dia. Segundo o pesquisados da PUC André Souto, nos EUA a única recomendação é que não ultrapasse 350mg/dia na forma de suplementação.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Mande esta tristeza embora

Hoje resolvi compartilhar aqui no Blog uma das maiores causas de procura da Acupuntura em meu consultório: DEPRESSÃO

Creio eu que Depressão seja o mal deste século, pois todos os dias muitas pessoas vêm me procurar pelo desejo de se livrar dessa tristeza infinita, falta de motivação, e problemas de auto-estima. Algusn pacientes que inclucive tomam antidepressivos, mas que mesmo assim, não vêem resultados satisfatórios.

A acupuntura, as moxas e a terapia com Florais, podem sim ajudar as pessoas a se livrarem deste mal, que pode levar a muitos outros problemas: dores pelo corpo, ganho de peso, afastamento social e problemas de pele, como alergias, acne e psoríase.

A regulação energética alcançada ao longo das sessões fazem com  que os níveis de serotonina (substância liberada responsável pela sensação de prazer) aumentem não apenas durante a sessão. Ainda, com a acupuntura é possível obter a regulação do intestino, pois é nele que é produzida a maior parte da serotonina de nosso organismo.

E o melhor, os resultados costumam ser duradouros.

Mas atenção, quem faz uso de medicações não deve interromper o tratamento sem a orientação de seu médico, pois a ninterrupção desorientada, pode causar diversos problemas, tais como alteração de batimentos cardíacos e alteração do sono.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Tonifique sua pele

Todas nós já estamos cansadas de saber que os cuidados básicos para ter uma pele bonita é mantê-la sempre hidratada e ter uma boa limpeza. Mas no meio destas duas etapas- limpeza e hidratação - a TONIFICAÇÃO muitas vezes acaba sendo esquecida ou deixada de lado por não sabermos a importância dela.

Os tônicos faciais permitem:
  • uma limpeza mais profunda da pele: retira resquícios de maquiagem e poluentes do dia-a-dia que apenas o sabanote não retira;
  • melhoram a microcirculação;
  • regulam a oleosidade da pele: existem tônicos específicos para cada tipo de pele, que regulam a oleosidade conforme a necessidade;
  • eliminam toxinas;
  • restauram o pH da pele: os sabonetes podem desequilibram a pele, o tônico restaura;
  • eliminam resíduos dos poros;
  • e o que na minha opnião é o mais importante: Preparam a pele para receber os demais tratamentos seja o hidratante, ou o anti-aging.
Digo que considero o mais importante, por que para os ativos dos cremes chegarem as camadas mais profundas eles tem que ter uma alta tecnologia para penetrar (nanotecnologia) e ter uma pele bem limpa também.

Existem também as loções adstringentes, indicadas para peles bem oleosas, e com acne. Mas estes indico passar com cuidado, pois quando se retira totalmente a oleosidade da pele, ela tendencia a produzir cada vez mais, um mecanismo de defesa da mesma.

Os tônicos que eu já usei em consultório e em mim mesma e aprovei são:

Demaquilant 4-1 da Anna Pegova


Lotion Tonique da Claris - uso em peles mais secas ou irritadas - a base é de Camomila.


Loção Purificante - 2 da Mary Kay : deixa a pele super suave, e livre de oleosidade.

De um modo geral tônicos com Hamamélis também são muito bons para peles com acne. E procurei produtos de preferência que não contenham álcool na formulação.

Interessados nos produtos da Mary Kay:
Caxias do Sul: Italvina Barcaro 9100-9191 ou 9691-7114

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Eletrolipoforese

É a aplicação de corrente elétrica, do tipo galvânica, que pode ser utilizada com placas, ou para obter resultados ainda melhores, pode ser usado agulinhas.


Este é um dos tratamentos mais indicados e eficientes no combate da celulite e gordura localizada, pois a corrente elétrica provoca a lipólise, ou seja , ocorre a degradação das células de gordura em ácidos graxos e glicerol, desta forma pode ser drenado e eliminado pelo sistema urinário.

Este mesmo tratamento, também pode ser utilizado em pessoas que formaram fibrose após lipoescultura, obtendo bons resultados.

As sessões duram entre 25-35 minutos, e o intervalo entre as sessões mínimo é de 5 dias, em cada região a ser tratada. Pode ser associados a outros tratamentos como drenagem linfática, ultra-som, intradermoterapia.

Contra-Indicações

- Epilepsia

- Cardíacos e portadores de marca-passo

- Neoplasias

- Gravidez

- Quadros Infecciosos

- Próteses metálicas

- Fobias à corrente elétrica

Importante lembrar que os resultados são ainda melhores quando houver cuidados alimentares, ingestão adequada de água e exercícios físicos.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Fuja da Pele de Maracujá

Para ter uma pele lisinha por muito mais tempo, é essencial ter cuidados desde cedo.
O envelhecimento cutâneo, ou seja as ruguinhas e flacidez que aparência no seu rosto ( e corpo também), são inevitáveis com o passar do tempo, mas o grau em que elas vão de atingir e a idade podem ser sim retardados.

Para que isso ocorra são necessários alguns cuidados:
  • Evitar a exposição excessiva ao Sol: não adianta ficar torrando no Sol por toda infância, adolescência e fase jovem, e quando chegar nos seus 30- 35 anos, parar de se expor, ou começar a passar filtro solar 60 achando que vai ter grandes vantagens. Os danos causados pelo raios UV são acumulativos, aquele torrão que tu tomaste no Carnaval dos seus 18 anos, vai ter sequelas pela vida toda. Ou seja, Filtro solar sempre, e sem exposição entre 10 e 16 horas.
  • Cigarro: as centenas de substâncias químicas encontradas no cigarro liberam mais uma centena de radicais livres no seu corpo. Esses radicais são os principais responsáveis pelo aparecimento de câncer e do envelhecimento da pele.
  • Dieta: uma dieta pobre em vitaminas, minerais e aminoácidos (proteínas) faz com que o organismo não se recupere tão rapidamente dos danos diários a que é exposto, a pele perde a elasticidade, firmeza e capacidade de regeneração e proteção naturais.
  • Ainda: a menopausa, o estresse e a depressão podem piorar ainda mais este quadro
Para minimizar todos estes efeitos, você deve enriquecer sua dieta com:

VITAMINA A:
- Protetora natural da pele contra a ação dos raios UV.
- Diminui a oleosidade da pele.
- Estimula a produção de colágeno e elastina

VITAMINA E:
Tocoferol, tocotrienol e alfa tocoferol
- Efeito umectante: hidrata a pele
- fotoprotetor
- Atua sobre a circulação, e uma boa circulação leva muito mais nutrientes a todo organismo
- Ação antiinflamatória

VITAMINA C
- Principal inibidor dos radicais livres
- Atua sobre a síntese de colágeno e elastina
- Atua sobre a imunidade do organismo

Essas vitaminas além de serem encontrados em muitos alimentos, também podem ser encontrados em cosméticos. Só fique atenta, pois nem todos tem a capacidade de chegar profundamente na pele.

Romã - muita sorte pra você

Existe o folclore de que consumir Romã e guardar sete sementinhas na passagem do ano não deixa faltar dinheiro o ano todo. Se esta simpatia funciona eu não posso afirmar, mas afirmo que você não deve deixar esta frutinha só para o Reveillon não.




Em Chinês é conhecida como Shi Lu Pi - e tem como ação os Rins, Intestino Grosso e Estômago.

Falando um pouco de nutrição, segundo Mary Lannes Salles Leite, esta frutinha, em especial sua casca é rica em : peletierine, isoquercitina, inulina, manitol, tanino, ácido málico e oxalato de cálcio.

É excelente para combater diarréria, hemorróidas, problemas genitourinários, e parasitoses intestinais.  É também indicada popularmente para melhoras quadros de inflamação na garganta, podendo ser feitos gargarejos.

Ainda, por ser rica em Manitol, pode ter efeito diurético.

A Româ ainda vêm sendo cada vez mais explorada no uso cosmético, devido suas propriedades regeneradoras da pele: promete prevenir o envelhecimento e a perda de elasticidade da pele.

Ela também é indicada de ser usada, na forma de chá para prevenir os sintomas de menopausa, já que possui efeitos no organismo semelhantes ao hormônio estrogênio.