quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Da série Fitoterapicos Emagrecedores II : Citrus Aurantium

O Citrus Aurantium é extraída da laranja amarga (Bitter Orange) que por sua vez, é extraído a Sinefrina (Synephrine) ,um alcalóide natural e é usado geralmente em forma de cápsulas.


Na medicina Oriental:
Conhecida popularmente como laranja da terra. Na China conhecido como Zhi Shi, seu fruto ainda verde é indicado como fitoterápico como auxiliar no emagrecimento, pois auxilia na digestão. Na Medicina Chinesa sua principal propriedade é a de regulação do Qi, ou seja regular a energia do corpo.

Ainda é indicado como depurativo do sangue, no tratamento de gripes e febres (fortalece o Pulmão) e auxilia no sono.

Na nutrição
O citrus auranutium possui alguns princípios ativos capazes de explicar sua ação sobre a perda de gordura corporal. Um dos seus princípios ativos mais importantes é a sinefrina (composição semelhante à adrenalina). Possui também como agente emagrecedor uma substancia com aspectos comuns a noradrenalina, a octopamina, sendo esses princípios ativos responsáveis por uma maior taxa de termogênese, estimulando o gasto de gordura corporal.
Funciona também como um estimulante e supressor de apetite, graças à pectina, uma fibra solúvel que não é digerida pelo organismo humano.


Atenção:

È contra-indicado seu uso em mulheres grávidas.
Se tomado em doses elevadas pode causar aumento da pressão arterial, cefaléia, taquicardia e problemas cardíacos. Sempre busque um aconselhamento de um profissional responsável.
 
Por:
Dra. Suélen de Oliveira
Dra Marcela Sansone
Crn: 25538
Atendimento clínico:
Rua: Monsenhor Manuel Vicente, 102, Vila Mariana, São Paulo
Tel: (11) 5083-9334/ (11) 9359-9372

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Fitoterápicos para obesidade

Durante os próximos dias vou lançar aqui no Blog uma série de post falando sobre fitoterápicos para emagrecimento. Estes textos são uma parceria entre eu e a Dra. Marcela Sansone, nutricionista responsável pelo Blog: http://nutricaoolistica.blogspot.com/ 

Acompanhem, mas lembrando sempre que o uso de qualquer um destes fitoterápicos deve ser orientado, pois cada caso de necessidade de perda de peso, é diferente do outro:

A fitoterapia é caracterizada pelo tratamento de estados patológicos através da utilização de substratos naturais (plantas frescas e/ou secas e preparados à base das mesmas), com a finalidade de prevenir, aliviar ou curar uma doença pela ação de fitoquímicos, vitaminas e minerais.
Atualmente a suplementação e a utilização de fitoterápicos fazem parte da prescrição na rotina de profissionais da saúde a fim de reequilibrar o organismo e possíveis danos de uma alimentação muito quantitativa e pouco qualitativa.

O mercado para suplementos alimentares contendo ativos medicinais está crescendo, e as pesquisas acerca das propriedades de centenas de plantas vêm-se intensificando. Por isso, resolvi escrever a respeito disso aqui no blog.

Percebo que há uma grande necessidade por parte de quem me procura por um auxílio externo, como um coadjuvante ao tratamento nutricional. Ai que entram os fitoterápicos. Mas é necessário muito cuidado, é preciso saber a credibilidade, eficiência e fatores de risco de utilização de cada fitoterápico.

Desta forma, farei uma compilação das melhores opções para cada caso. Mas lembrem-se sempre de aqui são apenas dicas, busque o auxílio de um profissional especializado.

Iniciarei falando a respeito da:

GARCINIA CAMBOGIA.

O ácido hidroxicítrico (HCA), é o principal componente das frutas tipo Garcinia, tem propriedades de atuar como agente na perda de peso corporal e é amplamente utilizado como suplemento alimentar.

Principais ações:

  • Supressor do apetite,

  • Tolerância a períodos mais prolongados entre as refeições,

  • Regulação sobre os genes que codificam receptores de serotonina (Melhorando o Humor e sensação de bem estar),

  • Redução da deposição de gordura a partir da lipogênese durante possível novo ganho de peso,

  • Ajuda na redução do apetite por doces,

  • Contribui para efeito lipolítico (Aumento de queima de gordura),

  • Indução da expressão de leptina nos adipócitos (diminuindo da ingestão alimentar e aumentando gasto energético),

  • Aumenta o acumulo de glicogênio no musculo esquelético,

  • Aumenta o tempo máximo de fadiga durante o exercício, poupando oxidação do carboidrato e aumentando disposição durante atividade física.
Dica:

A ingestão da fruta auxilia o intestino, pois é rico em fibras, o que pode dar mais uma contribuição na perda de peso.

Estudo:
Participantes de um programa de caminhada (5 vezes/semana) com dieta de 2000kcal utilizaram Garcinia de 30 a 60 minutos antes das refeições, tiveram uma diminuição de 5,4% de peso e uma redução de 5,2% em relação ao índice de massa corporal. Ainda apresentaram redução no colesterol total, LDL-colesterol e triglicérides)

Tiveram outros estudos com resultados não tão positivos quanto o citado anteriormente.

De maneira geral, a suplementação com extrato de Garcinia cambogia não causa efeitos colaterais nem tem contraindicação, apesar de alguns casos de hepatotoxicidade já terem sido registrados. Nesse aspecto, ressalta-se a característica que o HCA possui de não atravessar a barreira hematoencefalica: assim não causa danos para o sistema nervoso central, nem para o cérebro.


Texto elaborado por:



Dra Marcela Sansone
Nutricionista funcional
Crn: 25538
Atendimento clínico:
Rua: Monsenhor Manuel Vicente, 102, Vila Mariana, São Paulo
Tel: (11) 5083-9334/ (11) 9359-9372
Dra. Suélen de Oliveira
Biomedica Acupunturista
CRBM 12382
Atendimentos em Caxias do Sul e Porto Alegre
Tel: (54) 32210479 - (54)81493777


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Conheça a sua dor de cabeça... e livre-se dela

Quem nunca sofreu de dor de cabeça que atire a primeira pedra!
Mas sorte a sua se este fenômeno indesejável for apenas esporádico, por que muitas pessoas sofrem com muita frequência e outras tantas já nem sabem mais o que fazer para tratá-la.
Se você faz parte deste último grupo, em primeiro lugar vamos tentar achar o seu tipo de dor de cabeça:

  1. Sinusite: costuma ser um dor de cabeça frontal acompanhada por dor nos seios da face.
  2. Tensional: dor de cabeça que atinge as têmporas e/ou a base da cabeça. Geralmente associada a dores no pescoço e tensão na região dos ombros.
  3. Esporádica: mais comum em homens. É unilateral, acompanhada por lacrimejamento de um dos olhos e congestal nasal/coriza.
  4. Medicamentosa: excesso de uso de analgésicos pode levar a dor de cabeça por efeito rebote.
  5. Enxaqueca: episódio de dor de cabeça que levam entre 4 e 72 horas acompanhas de náuseas/ vômitos e sensibilidade a luz e som.
Ainda há 10 possíveis gatilhos para que a dor de cabeça surja:

  1. Peso: estudos recentes indicam que mulheres com sobrepeso tem 35% mais chances de ter crises de dor de cabeça, enquanto as obesas 80%.
  2. Suas atitudes na vida: inflexibilidade, severidade, estresse e obsessões pioram os quadros.
  3. Excesso de relações sexuais: os chineses já diziam que ter muitas relações sexuais em um curto período de tempo esgota a energia vital e um dos sintomas deste esgotamento é a dor de cabeça.
  4. Paradas brutas na rotina: muitas pessoas sofrem de dor de cabeça ao mudar sua rotina, ao desacelerar, tendo crises nos finais de semana, fperias, pois seu organismo esta adaptado a correria.
  5. Desidratação
  6. Fome
  7. Cafeína: quem sofre de dor de cabeça frequente nao deveria ingerir mais que duas doses semanais de caféina.
  8. Sedentarismo: exercitar-se entre 20 e 30 minutos , em 5 dias da semana reduz o estresse e melhora o aporte sanguíneo.
  9. Dormir menos de 6 horas diariamente.
  10. Dietas pobres em magnésio:
CONSUMA: espinafre, tofu, azeite de oliva, feijão branco e semntes de girassol.
EVITE: vinho tinto, cerveja, chocolate e embutidos.

A Medicina Tradicional Chinesa pode auxiliar no tratamento, primeiramente através do diagnóstico do tipo de dor de cabeça, associando os sintomas aos padrões de tratamento.

O tratamento pode ser feito atravéz de acupuntura, cranioacupuntura, auriculoterapia e fitoterapia. E nos casos de tensão, pode ainda ser utilizadas as técnicas de GuaSha, Tuiná e Ventosas.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Fique bem, Fique Linda!

" O que há de mais profundo no homem é a sua pele" Paul Valéry

Esta frase pode parecer uma contradição a primeira vista, mas quantas vezes você mesmo não mencionou ou observou uma pessoa mais feliz e consequentemente mais bonita?

As conexões entre a mente e o corpo já foram compravados cientificamente, uma vez que muitos dos mediadores químicos encontrados no Sistema Nervoso Central, também são encontrados em outros órgãos, inclusive na pele, nosso maior órgão. Todo nosso organismo é portanto interligado, ou seja uma mente que está bem, tem órgãos, uma saúde e uma pele funcionando bem!

Na Obra de Nei Ching é citado que " A mente é a tranformação da essência e do Qi".

Na Medicina Chinesa o principal órgão atingido pela TRISTEZA é o Pulmão, e as manifestações de problemas no Pulmão se dão a nível de pele. Você nunca reparou que pessoas com acne, alergias de pele, rosáceas, seguidamente também tem problemas de sinusite, rinite, e infecções na garganta? Além de que adoecem muito mais facilmente também?

A TRISTEZA atinge diretamente o sistema imunológico da pessoa, deixando a debilitado e com a pele mais sensível.

Outra doença de pele importante é a Psoríase, que está comprovadamente relacionado ao ESTRESSE. De origem genética, as lesões na pele aparecem ou pioram o quadro em crises de estresse e períodos de depressão.

Que tal começar a tratar logo este problema?
Acupuntura, Florais de Bach e auriculoterapia podem te ajudar a combater essa Tristeza e como consequencia deixar uma pele muito mais saudável.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Medicina Chinesa a favor da sua Beleza!

Você sabia que existem tratamento estéticos alternativos? E o melhor que na primeira sessão você já vê os resultados?

Com a Medicina Chinesa é possível tratar:
  • Celulite
  • Gordura Localizada
  • Quelóides
  • Excesso de Peso
  • Flacidez facial e corporal
  • Reduzir rugas
  • Acne
  • Uniformidade da pele
Os tratamentos realizados são de acordo com o caso de cada paciente após a avaliação e como for de seu agrado, podendo ser utilizada:
  • Acupuntura
  • Gua Sua
  • Ventosa
  • Massagem Manual
  • Pó de Pérola
  • Eletroacupuntura com e sem uso de agulhas
  • Fitoterápicos
A paciente é tratada como um todo, não apenas  a sua queixa estética. A beleza vem de dentro para fora, e o bem-estar é garantido.