terça-feira, 24 de maio de 2011

Fuja de um Derrame (AVC)

Os AVC's (acidente vascular cerebral), mais conhecidos como derrames, estão, infelizmente, cada vez ocorrendo mais na população. Mas a boa notícia é que existem 10 sinais de predisposição que você pode apartir de agora começar a eliminá-los:

  1. Pressão alta
  2. Tabagismo
  3. Sedentarismo
  4. Níveis elevados de apolipoprotéinas
  5. Gordura abdominal
  6. Diabete
  7. Dieta desequilibrada
  8. Cardiopatias
  9. Alcoolismo
  10. Estresse e depressão
Está esperando o que pra marcar uma consulta com o seu cardiologista, realizar seu exames e começar a ter mais qualidade de vida ?

A acupuntura, a auriculoterapia, e a eletroacupuntura podem ajudar a controlar alguns destes problemas. E pacientes que já tiveram um AVC estas terapias podem ajudar e muito na reabilitação.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Celulite!

Que tal tratar essa celulite que tanto te encomoda agora no inverno e ficar com a pele lisinha para o verão?


A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) pode te ajudar a conquistar esse sonho. Como? Aliando várias técnicas em uma mesma sessão que dura em média 50 minutos:

  • Acupuntura: na MTC, a celulite tem duas formas de aparecimento, por estagnação de Qi do Fígado, e por Deficiência do Yang do Rim e do Baço. A primeira é a forma mais infiltrada e dolorosa, e a paciente costuma notar que piora no período pré-mestrual devido ao inchaço no local. A segunda forma, é associada com flacidez, e geralmente aparece em pacientes mais idosas. O tratamento é diferente em cada caso, mas de um modo geral, são inseridas agulinhas na região a ser tratada, e acopladas a eletrodos. São também utilizados pontos para estimular estes órgãos que não estão em pleno funcionamento/ desarmonia.
Essa eletroestimulação aumenta a permeabilidade celular, corrigindo a retenção de líquidos, e tem efeito vasodilatador, que facilita a eliminação de toxinas e dos produtos de degradação da gordura (ação hidrolipofílica)

  • HAI HUA: assim como os eletrodos inseridos nas agulhas, este aparelho vai estimular uma  ação antiinflamatória, e a drenagem do local, além de auxiliar na quebra da gordura.

  • Ventosaterapia: a ação mecânica dos copinhos vai auxiliar no estimulação das fibras de colágeno e elastina, e vai melhorar a circulação no local, drenando-o.

  • Aurículoterapia: são utilizadas sementinhas de mostarda ou microagulhas para estimular pontos que favorecem o emagrecimento e o reequilibrio do organismo.

  • Fitoterapia: alguns fitoterápicos também são indicados, conforme necessidade e aceitação da paciente.
OBSERVAÇÃO: não esqueça que não estamos falando de nenhum milagre, é ciência, e que para melhores resultados e manutenção uma dieta saudável, com redução de sódio e exercícios físicos são indispensáveis.  Ainda, não há restrição em se utilizar outros métodos concomitantemente, pelo contrário, só vem a ajudar ainda mais nos resultados. Indico o uso de aparelhos de ultrassom e radiofrequência, os quais já vi excelentes resultados.

Para pensar:

"Fortalecer só o corpo e não a mente é como construir um templo apenas de areia." (provérbio Hindu)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Porção de Saúde

Quer proteger o coração e combater o envelhecimento? E ainda se deliciar...

1 castanha-do-pará
2 nozes
6 amêndoas
3 castanhas de caju

Essa é a porção ideal para manter a saúde dos vasos sanguíneos, sem comprometer a sua dieta!






Mas não ultrapasse esta quantidade, pois as danadinhas são calóricas, essa porção já soma 185calorias em média. Ou seja tem que fazer parte de uma dieta balanceada!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Para aquecer e emagrecer!


CHÁ DE HIBISCUS

Você sabia que esta flor pode ajudar na sua dieta? Como?
Tomando uma xícara antes de cada refeição é possível emagrecer.

Ele tem efeito levemente diurético e laxante, e possui uma grande quantidade de enzimas e mucinagens que agem no estômago auxiliando na digestão,e no intestino impede a absorção total de carboidratos e gorduras dos alimentos.

Ainda há estudos que apontam como ele sendo acelerador do metabolismo, redutor do colesterol LDL (o tipo ruim), e auxiliar no controle, prevenção do Diabetes tipo 2. Tem também efeito antioxidante (combate os radicais livres) e antiinflamatório, que auxilia no melhro desempenho celular.

Combinado com uma dieta saudável é possível eliminar até 4 kilos em uma mês.
Ainda este chá é indicado como floral para distúrbios sexuais, como a impotência.

Preparo:

  • O chá deve ser preparado com 1 colher (sopa) cheia de cálices de Hibiscus sabdariffa em 1 litro de água fervente. Deixe ferver por alguns minutos, desligue o fogo, tampe e deixe em infusão por mais alguns minutos. Depois é só coar.Pode ser consumido quente ou frio.
  • Para variar no sabor acrescente outros ingredientes. Por exemplo, ferva em 1 litro de água 1 colher (sopa) cheia de cálices de Hibiscus sabdariffa, 3 rodelas de maçã, 1 canela em pau e 2 cravos-da-índia por 3 minutos

Atenção: a espécie ornamental da planta, ou seja aquela de jardim, não serve para o consumo.

sábado, 14 de maio de 2011

Eletroacupuntura

Falou em acupuntura, metade que esta lendo este post já deve estar se tremendo todo de medo por conta da idéia errada que o tratamento com as agulinhas dõem. Agora falar em eletro, certamente você ja deve estar pensando em choque, não?

Mas não é de agulhas que vou falar dessa vez, e sim de magnetismo. O HAI HUA é o aparelho Chinês que permite a estimulação de pontos de acupuntura, sem o uso das mesmas, através da estímulo eletromagnética.

Este equipamento pode ser usado no tratamento de diversas patologias, mas sua maior eficiência tenho notado no tratamento de dores. Ótimo para as dores na região do trapézio ocasionadas pela tensão e problemas no joelho.

Ainda é usado como adjuvante nos tratamentos estéticos de redução de gordura localizada e celulite.

Observação:
A intensidade da potência elétrica utilizada é escolhida conforme a  sensibilidade e resistência de cada pessoa. O paciente é que orienta seu terapeuta o quanto ele pode utilizar, ou seja, conforto em primeiro lugar.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Escuridão na Depressão!

Parece que tem algo errado no título não?
Mas calminha aí, estou falando da hora de dormir. Estudos da Universidade de Ohio, atestaram que até mesmo aquela luzinha do telefone, do tevisor, atrapalham sim o nosso descanso; E pior, atingem uma área do cérebro responsável pelo bom estado emocional, ou seja, aumentam os riscos de desenvolver depressão!

Está esperando o que pra tirar tudo na tomada e investir numa boa cortininha pro seu quarto e aproveitar este momento que é só seu.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Grão-de-Bico: aposte nele!




Você também acha que o grão-de-bico é sem graça? Que não serve pra nada, a não ser enfeitar a salada? Engana-se e muito!


Este grãzinho é rico em ácido fólico, um elemento essencial para as mulheres que estao pensando em engravidar.
Ainda possui generosas quantidades de triptofano, aminoácido essencial para produção de serotonina, hormônio responsável pela ativação no cérebro das regiões responsáveis pela sensação de bem-estar e satisfação.

Ainda, é um legume rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Sua casca é coberta por celulose, que coloca o intestino em perfeito estado de funcionamento.

Possui também as gorduras do tipo ômega 3 e 6, que evita doenças circulatórias e cardíacas.

Seus carboidratos possuem índice glicêmico baixo, ou seja, demoram mais para ser absorvidos pelo organismo, sendo muito bom, e indicado para pessoas com diabetes, e mesmo para aqueles que desejam evitá-la, ou seja todos nós. 

E o melhor, seu  valor calórico é baixo!

Veja abaixo os valores nutricionais em uma xícara de grão-de-bico cozido:

Água (%) 60
Calorias 270
Proteína (g) 15
Gordura (g) 4
Ácido Graxo Saturado (g) 0,4
Ácido Graxo Monoinsaturado (g) 0,9
Ácido Graxo Poliinsaturado (g) 1,9
Colesterol (mg) 0
Carboidrato (g) 45
Cálcio (mg) 80
Fósforo (mg) 273
Ferro (mg) 4,9
Potássio (mg) 475
Sódio (mg) 11
Vitamina A (UI) Traços
Vitamina A (Retinol Equivalente) Traços
Tiamina (mg) 0,18
Riboflavina (mg) 0,09
Niacina (mg) 0,9
Ácido Ascórbico (mg) 0

Receita para inovar com o grão: Pasta de Grão-de-Bico (por Rodrigo Gomes)

  • 250g de grão-de-bico cozido e batido no liquidificador ou processador com 1/2 xícarra da água utilizada no cozimento;
  • meia xícara de molho de mostarda (de preferência branca);
  • 3 colheres de suco de limão;
  • 1 colher de azeite de oliva extra virgem;
  • sal a gosto.
Faça uma pasta com a mostarda, o limão e o azeite. Misture com o grão que foi triturado com a água. Salgue a gosto (mas nao exagere).









quarta-feira, 4 de maio de 2011

Gordurinhas do Bem

Não é de agora que estamos ouvindo falar que algumas gordurinhas são boas para o nosso organismo. E a cada dia aparece um novo óleo, prometendo mil e um benefícios.

Então aqui vai mais um pra você começar a pensar em usar: Óleo de Coco Extra Virgem.

Eu ja experimentei e aprovei! No meu caso provei o Óleo de Coco Copra, vendido em vidrinhos de 200ml. E nao se assuste com a aparência, ele é durinho e branquinho mesmo, lembrando muito a polpa do coco mesmo, tanto na cor, quanto no aroma (uma delícia). Ingerir ele que no começo não é muito fácil, é estranho colocar uma gordura sólida na boca. Mas ficou maravilhoso misturado ao leite com granola.

Quanto aos benefícios:

  • Ajuda a emagrecer: este óleo é composto por TCM (triglicerídeos de cadeia média), que ajudam no emagrecimento e na redução da gordura abdominal pois não precisa de enzimas para ser absorvido. É transformado em energia rapidamente, ou seja não se acumula no tecido adiposo, ou seja gera calor, e consequentemente: queima calorias, ganhando a fama de ALIMENTO TERMOGÊNICO.
  • Contém Ácido Láurico, ácido graxo saturado, que ajuda a combater as inflamações e reduz colesterol LDL. Ainda funciona como Alimento Probiótico, pois além do ácido láurico, possui ácido caprílico, que ajuda a blindar o organismo, prevenindo inúmeras doenças, a começar pelos resfriados.
  • Possui ainda os óleos Ômega 3 e Ômega 6 (os mesmo presentes na linhaça e nos frutos do mar), que ajudam na redução do LDL e rico em Vitamina E , um antioxidante poderoso (ou seja ajuda na retardo do envelhecimento). Fonte: Womens Health - maio de 2011.
Ainda: promete auxiliar da regulação da tireóide, auxiliando pessoas que sofrem de hipotireoidismo. Ajuda na regulação da função intestinal, e auxilia no embelezamento da pele , podendo ser usado ate mesmo em máscaras.

Consumo: até 3 colheres de sopa por dia, in natura, ou na substituição de outros óleos, inclusive do azeite de oliva (eu consumi 3 colheres de chá e ja percebi os benefícios).

Cuidado: trata-se de uma GORDURA  e portando CALÓRICO: para acrescentar na sua dieta, cuide das calorias, pois cada colher tem cerca de 110calorias (9calorias por grama).