quinta-feira, 31 de março de 2011

Para uma vida saudável!


Quer ver como não é tao difícil ser saudável. Esta é uma listinha de 10 dicas, prescritas pelo Ministério da Saúde que pode te ajudar:

1) Faça pelo menos três refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia


:: Não pule as refeições, assim não terá a sensação de fome e evitará exageros



2) Inclua diariamente seis porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos, como as batatas, e raízes, como a mandioca, nas refeições

:: Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural

:: Os cereais são grande fonte de energia. Os grãos integrais contêm quantidade significativa de fibras, causando maior saciedade



3) Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches

:: Esses alimentos possuem grande quantidade de fibras, vitaminas e minerais e, portanto, auxiliam no funcionamento do intestino, fortalecimento das células de defesa, mantendo a saúde



4) Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana

:: Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde;

:: O arroz branco é muito popular na mesa do brasileiro, porém não contém as mesmas propriedades que o integral, pois tem a casca retirada e é altamente polido. Já o integral preserva suas camadas externas, onde se encontra maiores concentrações de proteínas, lipídios, fibra, minerais e vitaminas, principalmente do complexo B.



5) Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos

:: Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis

:: São fontes de proteína, mantém nossa estrutura, além de formarem anticorpos



6) Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina

:: Devemos limitar a porção, pois são alimentos ricos em calorias, com grande quantidade de gordura saturada

:: É importante fazer uma escolha adequada de óleo para cada tipo de preparação: o azeite deve ser utilizado somente para preparações frias (como saladas) e os óleos vegetais devem ser utilizados para refogar, evitando assim as preparações fritas (isso para não ultrapassar a recomendação diária)



7) Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação

:: Esses produtos possuem alta quantidade de sódio, corantes, gorduras saturadas e açúcares, e pouca quantidade de fibras. O consumo excessivo pode acarretar em obesidade, diabetes, hipertensão, entre outras patologias



8) Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa

:: A alta quantidade de sal dará um melhor sabor, porém, poderá causar hipertensão, por isso devemos utilizar temperos naturais, como salsinha, coentro, salsa, tomilho



9) Beba pelo menos dois litros de água por dia

:: Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições;

:: Nosso corpo é constituído de aproximadamente 70 % de água, devemos nos hidratar (mesmo sem a sensação de sede) para que não ocorra a desidratação. Essa quantidade de água ainda auxiliará no melhor funcionamento do trato intestinal



10) Torne sua vida mais saudável

:: Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.


Fonte: Jornal Zero Hora, 31 de março de 2011.














quinta-feira, 24 de março de 2011

Terapia Floral: para mandar o estresse para longe

Uma pesquisa realizada em 2007 pela Miami School of Nursing, juntamente com o The Sikkin Creative Living Center, testou e aprovou a eficácia do composto de essências florais Rescue Remedy para redução do estresse severo e redução da ansiedade.

Esta combinação de cinco essências vem sendo utilizado desde 1930, não apenas  para tratar estados de estresse e ansiedade extremos, mas também em momentos de grande choque, ferimentos, pós-operatórios, perdas e surtos, como uma solução de Socorro mesmo.

É uma excelente alternativa para os adeptos a medicina complementar, ou a pacientes que nao respondem bem às medicações usuais antidepressivas e ansiolíticos.

terça-feira, 22 de março de 2011

Linhaça: o grão de ouro!

Você sabe qual a melhor maneira de consumi-la? Segundo o livro A DIETA DA LINHAÇA (Ed.Abril.180págs) das nutricionistas Glorimar Rosa, Sofia Kimi Uehara e Wânia Monteiro, essas sementes podem ser consumidas de três maneiras:

  • Óleo: serve como tempero para saladas, ou em pratos quentes ( mas só depois que o parto estiver pronto, pois quando aquecido qualquer óleo satura, tornando-se um gordura ruim, inclusive o azeite de oliva)
  • Farinha: Prefira fazer a farinha em casa, triturando os grãos do dia que você for consumir, assim os ácidos graxos nao irão se perder, afinal eles são sensíveis ao oxigênio, à luz e ao calor.
  • Semente: Mastigue muito bem, para que a casquinha se rompa e tenhas acesso aos nutrinetes que se encontram no interios, presentes no óleo, ou deixe as sementes mergulhadas em água da noite para o dia (mas apenas a quantidade que você irá consumir, e a quantidade de água é apenas a necessária para cobrir as sementes).
Um pesquisa brasileira, diz que incluí-la no café da manhã é uma ótima opção pra quem quer emagrecer, (Wania Monteiro -UFRJ), pois essas sementes, tem o poder de inibir o apetite. Ainda, segundo Livia Zimmermann, a grande quantidade de fibras além de ajudar a retardar a hora da fome, estimula a produção de um hormônio responsável pela inibição da fome, ou seja, além do desjejum , é ideal pra ser consumida no horário em que a compulsão alimentar for maior ( e isso pode depender de pessoa pra pessoa).

O que é que a Linhaça tem?
  • GORDURAS DO BEM: ácidos graxos Ômega-3 e Ômega-6 em quantidades próximas ao ideal para um dia.
  • FIBRAS: responsáveis pelo bom funcionamento do intestino (parte insolúvel da semente), redução do colesterol LDL, e neste caso ainda apresentam-se  na forma solúvel, ou seja, na forma ideal para retardar a absorção de carboidratos (ótimo pra que sofre de diabetes e quer emagrecer).
  • HORMÔNIOS: possui lignanas, substâncias que no organismo funciona tal qual o estrógeno, hormônio feminino, ajudando na prevenção do câncer de mama.
  • VITAMINAS E SAIS MINERIAS: Vitamina E, potássio, magnésio e zinco

Viva a Uva!

A colheita da Uva já foi feita, e eu como moradora da Terra da Uva, não poderia deixar de falar dos benefícios dessa fruta que é uma verdadeira Festa!
Valores Nutricionais por 100g:
Calorias 71
Carboidratos 17,8g
Proteínas 0,66g
Gorduras 0,58g
Fibras 0,60g

Não é a toa, que sempre que se referem aos banquetes, desde os gregos e romanos, ela, A UVA. esta sempre presente, afinal esta é uma fruta poderosa. responsável pela prevenção de diversas doenças. Sem contar que dela vem o Vinho, a bebida alcóolica que ja recebeu o aval de médicos (claro que em dose moderada) por seus inúmeros benefícios.

As uvas contém compostos fenólicos responsáveis pelo prevenção de doenças como Alzheimer e doenças cardiovasculares. Estes compostos são divididos em dois grupos: Flavonóides (catequinas e antocianinas) e não Flavonóides (resveratrol - a substância tão benéfica encontrada no vinho tinto). Porém para obter esses benefícios nada de jogar a casquinha e as sementes fora, tem que ingerir a fruta inteira, seja na forma in natura ou no suco.

Benefícios:
  • previne o envelhecimento celular
  • diminui os níveis do colesterol ruim - LDL
  • inibe o agrupamento de placas nos vasos sanguineos
  • ajuda a controlar a pressao arterial
  • previne o câncer (pulmão, intestino e cólon)
  • previne Alzheimer
  • fortalece o sistema imunológico (principalmente se tratanto do vinho)
Consumo: quanto mais roxa, melhor! A Niágara é a mais rica em fibras e de gosto mais adocicado, a mais indicada para prevenção de doenças. A Itália é rica em vitaminas do complexo B, cálcio e potássio. E a Rubi, possui grande quantidade de Vitamina C.
Beba cerca de um copo de 200ml no almoço e se possível outro na janta (só cuidado com as calorias). Se preferir o vinho um cálice ao dia está ótimo. E se for consumir a fruta, um cachinho de 100g está ótimo!



quinta-feira, 17 de março de 2011

A Cerejinha do Bolo

Além de deliciosa essa frutinha é um santo remédio. Para obter os benefícios citados abaixo basta:
- 200ml de suco
- 1 xícara da fruta fresca ( cerca de 50cal por 100g)
- 1/2 xícara da fruta em conserva (cerca de 63cal por 100g)

  • Melhore seu rendimento na academia: excelente fonte de glicose e frutose, essa frutinha linda oferece rapiudamente energia para sua musculatura. Ideal para quem encara a malhação cedinho, ou ficou mais tempo sem comer do que deveria!
  • Anti-inflamatória: possui antocianina., que funciona tal qual o fármaco IBUPROFENO no nosso corpo, servindo como um preventivo para quem sofre de dores após exercícios ou grandes esforços.
  • Soninho Tranquilo: contém MELATONINA, responsável pela regulação do sono. Algumas unidades na janta, podem trazer o benefício.

quarta-feira, 2 de março de 2011

PEDRA DE JADE - Terapia e Beleza com o Gua Sha

Jade é uma pedra ornamental, trazida na China, que pode variar de esbraquiçada ao verde. Sua dureza é notável, sendo mais rígida que o aço.

Dentre sua gama e variabilidade de cores, o tom de verde-esmeralda é o mais valioso e apreciado para confecções de jóias, sendo que esta pedra, na China, é muito utilizada na confecções de ornamentos religiosos e amuletos (eu mesma tenho o meu), pois é considerada sagrada por alguns.

Mas o que nos importa aqui é seu uso terapêutico, sendo que no oriente ela é considerada "a pedra com o poder protetor dos males dos rins e das costas". É isso mesmo, com esta pedra é possível realizar uma massagem na coluna, que alivia pontos de tensão (Trigger Points) e estímula pontos fundamentais da acupuntura (sem o uso de agulinhas). Dentro da teoria da medicina chinesa, a técnica de Gua Sha, ou seja a raspagem da pedra, é feita no sentido dos Meridianos, reequilibrando a energia (fluxo de Qi) e fluxo sangue (Xue). Também revigora o Yang-Qi, remove a estase (nódulos, tensões), regula os órgãos internos (principalmente Rim, Fígado e Pulmão) e intensifica a resistência do corpo (wei qi).

Ela ainda é usada no tratamento estético, em massagens faciais,  pois na Teoria dos Cristais, esta pedra desenvolve a longevidade e o rejuvenescimento celular do organismo, e consequentemente da nossa pele.

E falando no poder dos cristais, essa pedra também promete promover a tranquilidade, diminuir os medos, desenvolver a critividade, e equilibrar os hormônios (excelente pra quem sofre com acne ou esta na menopausa).