quarta-feira, 10 de novembro de 2010

FLORAIS DE BACH : mais uma forma saudavel de buscar o reequilíbrio

A terapia floral é um tratamento holístico, ou seja, se baseia na teoria de que seres vivos e meio ambiente estão integrados. Seu objetivo é tratar o homem por inteiro, em todos os níveis: energético, emocional, mental e físico, reestabelecendo um equilíbrio entre o corpo e a mente.

Dr. Bach em seu livro "Cura-te a ti mesmo" menciona que a doença nunca será curada ou erradicada pelos atuais métodos materialistas, pela simples razão de que a doença em sua origem, não é material, mas sim um resultado de forças há muito tempo atuantes, um conflito entre o EU SUPERIOR e a PERSONALIDADE. Por tanto se não tratada também mentalmente, não haverá uma cura plena.

È importante salientar também que a terapia floral não tem correlação com a fitoterapia, ou seja nao possui efeitos tóxicos. E nem mesmo com a homeopatia, pois de forma alguma o tratamento alopático prescrito pelo médico deve ser interrompido sem seu conhecimento e autorização. Enquanto os fitoterápicos possuem substâncias químicas que atuam como fármacos , os Florais de Bach têm natureza vibracional (utilizam apenas a essência), sem matéria físico-química suficiente para exercer efeito farmacológico.

Em suma a terapia com florais, é um tratamento alternativo, que não substitui medicações, que vem a somar com muita eficiência o tratamento de qualquer doença, principalmente as de fundo emocional. Os tratamentos são individualizados e a prescrição das essências depende de anamnese e histórico de cada paciente.