segunda-feira, 5 de abril de 2010

ALIMENTOS FUNCIONAIS

Quer tratar de pequenos incovenientes, probleminhas de saúde ou indisposição, sem recorrer a medicamentos ou tratamentos caros? Entao alimente-se bem! E isso não quer dizer comer demais, ou de menos, muito menos virar um Ortorrexico (pessoas que só ingerem alimentos que sejam teoricamente saudáveis). É possível ser saudável, sem se privar, o importante é não exagerar. Seguem algumas dicas de alimentação funcional.


Dificuldade em perder peso? Aposte em alimentos ricos em ácidos graxos essenciais, vitamina A, cromo e que acelerem seu metabolismo. São eles: sementes de linhaça, cenoura, salmão, alcachofra, canela, pimenta, gengibre. Se a causa da dificuldade de emagrecimento é a compulsao por doces, turbine a ingestao de alimentos com cromo: cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre, cenoura.


Retenção de líquidos, sensação de peso nas pernas? A culpa é o desequilíbrio de potássio, fósforo e sódio, que podem melhor bebendo água de coco, chá verde, e ingerindo azeitonas, pêssego, ameixa, figo, amendoas, nozes, acelga e coentro.

Cãimbras e dores de cabeça, são provados pela falta de potássio e magnésio. A solução é ingeriri banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola e laranja.


Desconforto Intestinal é sinal de que a flora está comprometida, necessitando de lactobacilos vivos presentes em iogurtes, coalhada, leites fermentados.


Memória ruim, lenta? O problema esta n acetil colina e inositol. Para obter estes compostos consuma lecitina de soja, ovos, blueberry (mirtilo), canela e ameixas.


Hipotireoidismo, que deixa o metabolismo lento, e a pessoa cansada? Se constatado pelo seu médico através de exames laboratoriais, há necessidade de suplementação de iodo, presente em algas marinhas, cenoura, abacaxi, peixes de água salgada e no sal marinho.


Cabelos quebradiços, unhas fracas, pele flácida, pode ingerir gelatina, suplementos à base de gelatinha hidrolisada, peixes, ovos (principalmente clara) e carnes magras, todos ótimas fontes de colágeno.


Fraqueza, indisposição e mal estar, são sinônimos de falta de vitaminas A, C , E e ferro - não é a toa que os multivitamínicos funcionam nestas ocasiões, mas pode ingerir mais fritas, verduras, beterraba, vegetais de folhas escuras, e banana (rica em triptofano quem aumenta a disposição, a alegria).


Colesterol e Triglicerídeos Altos: omegas 3 e 6, encontrados na sardinha, salmão, abacate, azeite de oliva, linhaça, aveia.


Ainda:
CANELA: além de ajudar no emagrecimento é um excelente antioxidante, ou seja, previne o envelhecimento. É também anti-inflamatório, antimicrobiano e antifungico, ou seja , deixa longe um série de doenças.


REPOLHO: é rico em vitamina C, vitaminas do complexo B e vitamina K, que auxilia na resistência dos ossos, previne tumoes e protege o coração.


MAÇA: "One apple a day, keeps the doctor away". A frase presente em uma edição da revista Saúde, ed. Abril, esta certa. Uma maçã por dia é capaz de afastar o câncer, melhor a função intestinal, possui efeito anti-radicais livres, e possui fibras solúveis que diminuem a absorção de colesterol LDL.


Pra finalizar: Quer dar um "Up" no seu astral? Alimentos como o mel e a banana sao ricos em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem estar.


CHOCOLATE (de preferencia com alto teor de cacau) é rico em flavonóides, assim como o vinho tinto, a tangerina e a espumante. É um alimento importante para as funções do coração, pois relaxa os vasos sanguineos e acelera a cicatrização.